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A diferença entre marketing e SAC em redes sociais

marketing e SAC em redes sociais

O serviço de atendimento ao cliente faz uma grande diferença na retenção de clientes, assim como o marketing em redes sociais. No entanto, apesar de se tratar de atividades complementares, marketing e SAC em redes sociais merecem atenções distintas. Mesmo que trabalhem em conjunto, ter um plano estratégico para cada uma destas finalidades é fundamental para o sucesso em cada função.

As boas práticas do marketing apontam para uma presença ativa, com publicações regulares, assuntos relevantes e um acompanhamento constante das estratégias adotadas, com metas de crescimento, controle de crises e aumento do alcance das postagens. Em paralelo, caminha o chamado SAC 2.0, que utiliza desses canais de comunicação para realizar um atendimento realmente funcional com foco no cliente.

Veja no quadro abaixo alguns pontos que justificam e ressaltam a importância de diferenciar o tratamento de cada área para gestão de redes sociais:

Marketing SAC
Atração e retenção de clientes Serviço de atendimento ao cliente
Foco em vendas Foco no cliente
Metas de crescimento Metas de satisfação
Gestão de conteúdo Controle de qualidade
   

O marketing em redes sociais já é uma atividade que faz parte da rotina da maioria das empresas,  e a realidade para o SAC em redes sociais não é muito diferente. Apesar da resistência de alguns empresários em investir no serviço de atendimento ao cliente nas redes sociais, que muitas vezes é decorrente da falta de conhecimento a respeito das possibilidades que o meio permite ou da falta de recurso, por se tratar de uma função que acaba exigindo um maior esforço da equipe, a verdade é que a maioria das empresas já adotam o SAC em redes sociais. Segundo o HubSpot, 71% das empresas oferecem o serviço de atendimento ao cliente nas redes sociais e 60% das empresas de grande porte prestam atendimento alternativo exclusivo pelo Facebook.

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