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Atendimento ao cliente: O que não fazer

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Os riscos de um atendimento descuidado com o cliente vão desde a perda de uma venda até o esgotamento total de alcance de novos clientes e consequente fechamento do negócio.

Apesar da popular expressão "o cliente tem sempre razão", a verdade é que, na prática, poucas empresas realmente priorizam o cliente em seu atendimento e acabam negligenciando aqueles que são os responsáveis por manter a empresa em pleno funcionamento. Veja a seguir alguns hábitos que devem ser evitados na hora de atender o seu cliente:

1. Criar intimidade

Quebrar o clima com uma conversa casual é sempre uma ótima estratégia para iniciar uma reunião comercial, por exemplo. No entanto, essa estratégia deve ser usada com cuidado, sem se esquecer de que uma conversa casual para introduzir um diálogo é muito diferente de forçar assuntos íntimos que possam deixar o cliente desconfortável e que acabam funcionando de forma contrária ao esperado, causando mais tensão e até desconfiança do seu profissionalismo e intenções. Além disso, o excesso de aproximação com o cliente pode gerar dificuldades em negociações futuras.

2. Ruídos na comunicação

Manter o diálogo de forma clara e respeitosa é fundamental para que a mensagem que deseja passar chegue ao seu cliente sem ruídos. A imagem da sua empresa está presente em todos os detalhes e o alto padrão da comunicação deve ser mantido em toda e qualquer situação. Evite gírias, em hipótese alguma use palavras de baixo calão e evite hábitos que dificultem a fala, como mascar chicletes e falar comendo. Explique quantas vezes for necessário para que o cliente entenda e lembre-se: caso ele tenha problemas em entender, esse é um defeito seu ou do seu produto, portanto, melhore suas falas!

3. Não disponibilizar variados canais de comunicação

Mesmo que o seu produto ou serviço seja de grande interesse e com inúmeros atrativos, quem precisa dos clientes para se manter é você e não o contrário. Não disponibilizar ao menos três canais de comunicação com o seu cliente pode comprometer não apenas o diálogo, mas a efetividade da venda. Chat, telefone, e-mail e redes sociais são algumas das possibilidades que o seu negócio tem para fazer um atendimento que esteja sempre disponível para a realidade de cada cliente.

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