As estratégias de Televendas são, sem dúvida, uma das mais tradicionais maneiras de se fazer uma venda ou atendimento ao cliente.
O televendas também é uma excelente ferramenta de pesquisa e geração de conteúdos para Inteligência de Mercado uma vez que no momento do ativo de vendas para um mailing onde os leads ainda não conhecem a marca, é possível levantar informações do mercado em prospecção, por exemplo:
“hoje que marca você utiliza para este tipo de produto/serviço?”, “Você conhece este tipo de produto/serviço?”, “atualmente qual volume vocês adquirem?”, ou seja, perguntas que auxiliam na argumentação da venda e automaticamente nutrem o prospector de dados ricos para a sua inteligência de mercado.
Com o crescimento das tecnologias, muitos novos modos de vender ou atender o consumidor vão surgindo, o que faz com que muitos acreditem que televendas tenha se tornado obsoleto, o que não é verdade.
Ainda é possível trazer grande retorno para sua empresa realizando vendas e atendimento por telefone mesmo com os outros meios coexistentes no mercado, pois todos se complementam.
Inclusive o televendas é uma ótima estratégia para complementar um time comercial, para auxiliar você a atingir as suas metas de vendas.
Por exemplo:
Uma empresa do mercado B2B, que vende cadernos para lojas do varejo, a equipe comercial da empresa consegue atender apenas um raio próximo da empresa, onde possibilita a visita externa com apresentação dos cadernos. A ferramenta televendas poderá complementar a estratégia, prospectando lojas do varejo mais distantes com a finalidade de agendar uma série de visitas para o comercial comparecer e assim aumentar o ataque de vendas ou até mesmo para abrir mercado em regiões que a fabricante de caderno desconhece, assim ela irá fazer uma forte prospecção comercial e ao mesmo tempo levantar dados sobre aquela região para vender os seus cadernos.
Isso quer dizer que ainda é possível fazer do televendas uma ótima estratégia de marketing, mas é preciso se modernizar e adaptar essa forma mais tradicional de vender para as necessidades dos Clientes nos dias de hoje.
Televendas: Benefícios e objetivos
Como no exemplo explicado acima, a venda por telefone é ampla e versátil, podendo ser aplicada não apenas para vendas a consumidores (Segmento B2C), mas também para vendas entre empresas que podem fazer uso de seus produtos ou serviços para questões internas (Segmento B2B), embora o que estamos fazendo de fato, é H2H (human-to-human), pois sempre negociamos com um ser humano, com as necessidades e/ou desejos que precisam ser atendidos.
O contato direto entre pessoas torna todo o processo muito mais humanizado, já que a interatividade entre vendedor e consumidor, prospector e departamento de compras, é muito maior, podendo assim passar a mensagem de maneira muito mais clara e realizar um negócio seguro para ambos, onde o cliente irá saber definitivamente o que está adquirindo, ter todo apoio do vendedor, facilitando a fidelização do cliente com a marca.
Outra vantagem desse tipo de venda ser muito eficiente, é o controle das operações realizadas no dia a dia, sendo muito mais fácil corrigir possíveis erros e adaptar novas estratégias.
Televendas podem acontecer de três maneiras:
Inbound, Outbond e Blended, que se diferenciam em quem realiza o primeiro contato.
No caso do Inbound, que também podemos chamar de receptivo, o contato ocorre através do cliente que, após conhecer sua empresa por meio de outras ferramentas de comunicação ou por conta própria contata seus atendentes desejando comprar seus produtos/serviços ou conhecer melhor seu negócio.
Essa estratégia é muito vantajosa, já que permite que sejam identificadas novas demandas, assim realizar mais vendas com melhor qualidade no atendimento, uma vez que a conversa entre operador e consumidor ou empresa e prospect, ocorre de forma mais direcionada e objetiva.
Quando falamos em Outbound, que também é conhecido como serviço de telemarketing ativo, muito próximo da maneira tradicional de se realizar televendas, já que o primeiro contato parte da empresa, apresentando seus produtos/serviços, oferecendo para melhor conhecimento. O Outbound necessariamente não se aplica somente ao televendas, mas pode e deve ser mesclado com inúmeras ações ativas (e-mail, WhatsApp, SMS, redes sociais, etc) para se chegar ao objetivo: VENDER
O Blended é a junção do Inbound e Outbound, onde os operadores realizam as duas funções comerciais, realizando e recebendo as ligações com a mesma finalidade de vender um produto/serviço. Essa funcionalidade é utilizada como uma estratégia que gere mais produtividade dos operadores, onde em situações em que um modelo de televendas seja inbound ou outbound, esteja com baixos volumes de ligações, o operador possa exercer a função contrária, para potencializar ainda mais as suas vendas durante a operação.
O Televendas também é muito utilizado em ações de merchandising, onde é de grande importância possuir um serviço de atendimento preparado e estruturado para suportar a demanda de ligações, principalmente por conta da alta visibilidade que existe em meios de comunicação de massa, como televisão e rádio.
O atendimento estruturado, através do atendimento humano e virtual, irá garantir ainda mais vendas, pois com os registros de ligações você poderá entrar em contato com as pessoas que ligaram e assim poder negociar a venda em um segundo momento, claro que o atendimento no ato da ligação converte mais, mas é de grande importância fornecer um retorno para esse “potencial cliente” interessado no seu produto/serviço.
O serviço de televendas também pode e deve ser utilizado como uma fonte de coletas de dados importantes, não só sobre o cliente, mas sim sobre qual produto ele consome, quais são suas opiniões sobre o seu produto e assim obter uma pesquisa qualificada com o público alvo do seu negócio.
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