Como otimizar o uso da inteligência artificial no seu negócio

O desenvolvimento da inteligência artificial para contact center deverá se tornar, nos próximos anos, um dos principais instrumentos para o aumento de interação entre clientes, funcionários e parceiros de uma instituição. Essa previsão é feita por especialistas da área de tecnologia e de atendimento ao cliente, pois observam que a inteligência artificial já se tornou uma ferramenta usual no dia a dia dos indivíduos, portanto, é apenas questão de tempo para que ela tome conta do mercado tecnológico como um todo.

Além de otimizar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), assunto sobre o qual já tratamos em artigos anteriores, a tendência é que a inteligência artificial passe a organizar todo o sistema de comunicação de uma empresa, ou seja, lidere uma central de comunicação com o público e também interna.

Para dar conta de todas essas atividades, é preciso que haja a construção de um banco de dados de excelente cobertura e esse é um projeto que precisa do trabalho conjunto entre o setor de Atendimento ao Cliente, o departamento de Vendas, o Marketing e os funcionários de Tecnologia da Informação (TI). Somente com a sincronicidade entre todas essas equipes será possível formar uma base de dados sólida e, portanto, vislumbrar a inteligência artificial trabalhando na sua melhor potência.

Para que seja possível começar a construir essa base de dados é preciso que a equipe de Marketing tenha em mente o objetivo principal da empresa e, a partir dele, construa um relacionamento com o cliente. Isso significa acompanhá-lo durante toda a sua jornada de compra, desde o momento no qual ele ainda não sabe que tem um problema, até o momento em que sua empresa irá oferecer os seus serviços para conquistá-lo, garantindo, assim, a confiança daquele possível consumidor. É nesse processo que as informações dos possíveis clientes entram para um banco de dados, que poderá ser utilizado pela tecnologia para oferecer serviços e promoções, por exemplo, a fim de nutrir o interesse daquele consumidor.

Em uma próxima etapa, entra em cena o time de Vendas, que fechará negócio com aquela pessoa que, de fato, se tornou um comprador. Nesse momento, entram para o banco de dados todas as informações acerca daquela venda para que seja possível aplicar as funções de mapeamento assim que esse consumidor precisar de ajuda. Esse passo é, portanto, um dos mais importantes: o comprador é agora alguém que poderá entrar em contato com o seu SAC de maneira concreta. Por isso, é importante que nessa etapa do atendimento todas as informações pessoais e também comerciais constem no banco de dados.

Agora, com um banco de dados completos e uma tecnologia apta a atender a clientela, será possível chegar ao próximo nível da inteligência artificial: a central de comunicação. Aqui, é preciso que a equipe de Comunicação Institucional entre em cena para que, aliada às informações disponíveis, ao TI e ao time de Marketing, ela consiga criar um plano de comunicação que atenda aos interesses da empresa, do seu público-alvo e de seus parceiros comerciais.

RECURSOS HUMANOS

Outra área que pode ser transformada pela implementação da inteligência artificial é o RH, ramo no qual a tecnologia também aparece para realizar as atividades mecânicas que o ser humano faz hoje e, junto a isso, especializar e refinar o trabalho dos agentes de RH.

Com a inteligência artificial, todo o trabalho burocrático do departamento pode agora ser transformado em documentos digitais, eliminando a necessidade de supervisão humana. Em alguns anos, também será possível que a tecnologia analise informações para entender as queixas mais comuns do ambiente de trabalho, assim como tarefas que precisam de um novo funcionário e departamentos que precisam ser remanejados. Dessa maneira, o RH conseguirá cumprir com suas atividades de agente organizacional e estratégico, deixando de lado o trabalho cansativo e repetitivo que se exige hoje de seus funcionários.

Mais uma vez, fica clara a necessidade de implementação da inteligência artificial em negócio que preza por qualidade, rapidez e assertividade em seus serviços. Não é por acaso que essa tecnologia já faz tanto sucesso nos smartphones da população em geral. Por isso, fique atento aos sinais do mercado e não hesite em procurar um profissional qualificado para te ajudar a colocar em prática as inovações que sua empresa precisa.

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