Um bom feedback é uma ferramenta poderosa. Possui o poder de engajar colaboradores, pois demonstra o dom de um ótimo líder em direcionar e apontar pontos de melhoria, ao mesmo tempo que exalta os acertos dos liderados.
Permitindo que a equipe participe e aprenda com o processo, é possível afetar positivamente a motivação e com isso elevar a competência do grupo.
Além de ser uma oportunidade de entender como está sendo o trabalho de todos na concepção de uma única pessoa, pois o rendimento dessa pessoa pode estar sendo afetado por alguma questão de não conformidade dentro do time.
Criamos um artigo especial para você que deseja entender mais sobre essa ferramenta poderosa que é o Feedback.
Você sabe o que é feedback e qual seu objetivo?
Qualquer trabalho a ser concluído segue um direcionamento, o que torna necessário a adoção de parâmetros para alcançar o objetivo desejado com a função. Durante a realização, pode ocorrer do líder não conseguir transmitir os critérios com exatidão ou detalhes suficientes ou que o colaborador intérprete de forma diferente o que foi solicitado.
É aí que entra o feedback.
O feedback é uma resposta a uma questão, que pode ser de interesse individual ou do grupo, que tem a necessidade de ser avaliada. Pode ser descrito como uma avaliação de desempenho, positiva ou negativa, da mesma forma que pode ocorrer pontual ou periodicamente e que deve ser vista como algo construtivo.
Ao utilizar dados, informações, críticas e elogios, o feedback tem como objetivo reconhecer os pontos positivos no desempenho dos colaboradores e orientá-los na direção certa para corrigir o que for necessário.
Tipos de Feedbacks
Um dos principais motivos alegados pelas empresas é a falta ou falha na comunicação entre os funcionários. Uma pesquisa feita pelo Project Management Institute Brasil (PMI), avaliou que esse é o motivo do fracasso de projetos de 76% das empresas.
Por isso é de grande importância manter a comunicação sempre alinhada com todos da equipe.
O feedback não é uma ferramenta que serve apenas para correção ou pontuar alguma ação negativa feita por alguém, é importante pontuar quando existe feitos positivos ou melhorias. Somente assim o profissional saberá se está no caminho certo ou não.
Feedback Positivo
O feedback positive é uma forma de reconhecer alguma boa ação que determinado membro do time fez, então sempre que existe alguma ação positiva não deixe de reconhecer o esforço feito por essa pessoa. Indique o que ela fez de positivo e dê os parabéns.
Para quem irá receber um feedback, é importante que reconheça os méritos e se sinta merecedor do feedback positivo feito pelo superior.
Feedback Negativo
De todos os tipos de feedbacks esse é o mais temido, pois as pessoas tendem a associar o feedback como um possível motivo de demissão e não deve ser enxergado dessa forma, pelo contrário. Deve ser encarado como um apontamento de melhorias a serem feitos pelo profissional.
Por isso, ao ter que dar um feedback negativo, pense com cuidado como e quais palavras irá utilizar. Dependendo do perfil do profissional algumas palavras podem afetar de uma forma ruim e a finalidade do feedback se perderá.
Então avalie o perfil do profissional, qual a melhor forma de falar com ela, as palavras que serão utilizadas, o modo de se referir a ela e principalmente se coloque no lugar dela antes de tudo, para que ela reconheça que realmente algumas ações não estão sendo positivas.
Feedback Insignificante
Quando for aplicar um feedback, sempre tome cuidado para não fazer algo genérico, pois pode ficar confuso na mente da pessoa o motivo daquele feedback.
Então o feedback insignificante é aquele que a pessoa não compreende bem o que foi dito, mas não por falta de interpretação, mas sim por conta de falta de detalhes do motivo do feedback.
Feedback Construtivo
O feedback construtivo tende a ser uma orientação onde a pessoa não fez uma ação nem negativa e nem positiva, mas que ela pode otimizar as suas ações de alguma forma.
Existe um certo risco de ser interpretado como um feedback negativo, por isso, atente-se a forma que irá fazer essa orientação. É interessante que você primeiro pontue positivamente e em seguida indique uma forma de melhoria que poderia ser realizada pelo profissional.
Como dar um feedback?
Fatores como a linguagem corporal e o tom de voz utilizado devem ser considerados, pois como o momento do feedback é composto de detalhes, é importante transmitir a segurança necessária que garantirá que o processo seja satisfatório para todos os envolvidos.
É muito comum encontrar colaboradores que tem medo de uma reunião para feedback por já terem presenciado momentos que podem ser considerados até dramáticos.
Os funcionários tentam prever se seus esforços serão reconhecidos, se o foco irá ser nas suas falhas, como responder e às vezes, chegam a ficar aterrorizados com a ideia de que vão ser demitidos.
O feedback deve ser planejado e detalhado, com espaço para que os participantes possam falar e ouvir também.
É importante que todas as pautas necessárias sejam abordadas, pois esse momento pode ser crucial para um funcionário que tem potencial, mas carece de um incentivo e para um gestor que precisa saber como pode ajudar sua equipe a crescer.
Como receber um feedback?
Segundo a psicóloga Sheila Heen, coautora do livro “Obrigado pelo feedback: A ciência e a arte de receber bem o retorno de chefes, colegas, familiares e amigos”, “o receptor é o responsável por deixar a mensagem entrar e processá-la corretamente a fim de poder melhorar seu desempenho”.
A maneira que respondemos à um feedback é decisiva para o aprendizado e a melhora no desempenho. É normal reagir de forma defensiva e ignorar o que acabou de ouvir e o que vem a seguir.
Compreender uma crítica resulta em uma economia de tempo e energia, já que o colaborador vai saber o que precisa sobre seu desempenho, terá a segurança proveniente das orientações recebidas e poderá alinhar suas ações aos objetivos do líder e da organização.
Os principais benefícios de um bom feedback
Para a empresa
Quando a empresa dá a devida importância a se comunicar claramente com seus colaboradores, expondo os objetivos, deixando claro que a ajuda de todos é essencial para alcançar as metas, torna mais fácil de direcionar o trabalho dos envolvidos e cria uma relação de cooperação e produtividade.
Para os funcionários
Para os empregados, de acordo com dados divulgados pela Hubspot, 78% deles disseram que receber reconhecimento no trabalho os motiva e 98% dos entrevistados afirmaram que não se sentem engajados quando seus gerentes dão pouco ou nenhum feedback.
Motivar profissionais é importantíssimo para ajudá-los a se desenvolverem, estimulando a confiança que faltava ao colaborador para expor as soluções que possui para ajudar no crescimento da empresa.
Como deve ser enxergado o feedback?
Existem pontos de vistas diferentes sobre a utilização do feedback, mas sempre será uma boa ferramenta para desenvolvimento e evolução da equipe, principalmente para alinhar as expectativas e objetivos de cada membro do grupo.
Para o gestor de uma equipe o feedback deve ser visto como uma forma de fortalecer a comunicação com cada membro da sua equipe, buscando a evolução constante de cada um deles.
Porém, o gestor não deve ser a pessoa que apenas fala o que o outro deve melhorar, é necessário se colocar no lugar do profissional, tendo em vista o que ele tem de ferramentas de trabalho e se realmente a sua ação que necessita de um feedback foi por conta de uma ação que poderia ter resultado em algo melhor.
Na visão do funcionário o feedback deve ser visto como uma forma de melhorar o seu desenvolvimento profissional e de toda a equipe. O feedback não deve ser visto como algo pessoal, pelo contrário deve ser interpretada como uma forma de melhoria a partir da concepção de uma outra pessoa.
Para toda a empresa a utilização dessa ferramenta deve ser utilizada de forma constante e por todos os departamentos, sempre passando do nível superior para o inferior, assim a comunicação da empresa será mais efetiva, diminuindo a possibilidade de ruídos na comunicação e potencializando ainda mais os profissionais.
4 Modelos de feedbacks para aplicar na sua empresa
Feedback 360°
O modelo 360° é similar a avaliação de desempenho 360°. Onde todos os membros e mais o gestor da equipe reunidos pontuam possíveis melhorias a partir da sua concepção sobre as ações de um determinado profissional.
Esse modelo oferece uma percepção mais do grupo, então existirá opiniões diversificadas de melhorias, trazendo mais que uma concepção que geralmente é do gestor da equipe.
Feedback Wall
Esse modelo é o mais diversificado de todos da lista. O Feedback Wall é construtivo e ajuda a pontuar todos os membros da equipe e principalmente o gestor, que poderá avaliar qual a opinião do seu time em relação a algumas ações feitas por ele, pela empresa ou até mesmo outros membros do time.
Esse tipo de feedback é feito em uma parede com um quadro divido em duas colunas e em um lado possui uma carinha feliz e do outro uma triste, e os membros da equipe irão inserindo os seus feedbacks positivos na coluna feliz e negativos na coluna triste.
Feedback Kudos
Esse é o formato deve ser utilizado para parabenização e reconhecimento de alguma ação positiva realizada pelo profissional. Então é feito um bilhetinho com uma mensagem de parabenização para esse profissional.
Feedback Sanduíche
Esse modelo é chamado de sanduiche por possuir três etapas na sua composição.
A primeira etapa é dada um feedback positivo, onde o gestor deverá realçar alguma ação positiva do membro da equipe.
A segunda deverá ser feita uma pontuação de melhoria, mas não entenda que deverá ser uma imposição, e sim uma opinião com o objetivo que o profissional entenda que você está mostrando um caminho melhor para ser seguido.
Por fim, o gestor deverá realçar uma ação muito boa feita pelo profissional, dando os méritos e parabenizando pelo marco conquistado.
3 Dicas para dar um bom feedback
- Avalie o perfil da pessoa que irá receber o feedback, tente conversar com ela antes de aplicar o feedback sobre algo não relacionado ao que será tratado no feedback, para quebrar o gelo da conversa.
- Faça um planejamento do que será conversado, e crie uma rotina de aplicar feedbacks com uma certa constância com todos os profissionais.
- Se coloque no lugar do profissional que irá receber o feedback e tente compreender as suas ações a partir da sua concepção.
3 Dicas para não fazer no feedback
- Em hipótese alguma o gestor ou outros membros da equipe deverão brincar sobre a ação negativa de determinado profissional. Caso aconteça, o gestor deverá reprender a ação da equipe, pois todos possuem pontos a serem melhorados dentro de um time.
- Como gestor não fale do feedback de um profissional para os outros, trate isso de uma forma exclusiva e direta com cada membro da equipe.
- Evite realizar feedbacks individuais próximo de outros membros da equipe. Isso evitará constrangimento por parte do profissional que está recebendo o feedback.
Na sua empresa, qual modelo de feedback é utilizado?
Ficou com alguma dúvida sobre Feedback?
Coloque aqui nos comentários para trocarmos algumas ideias sobre essa ferramenta poderosa.