InHouse Contact Center

Pesquisa de satisfação: Descubra porque deveria estar realizando uma agora mesmo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Descubra porque deveria estar realizando uma agora mesmo!

As pesquisas de satisfação representam um grande aliado aos empresários que buscam medir a qualidade real dos seus serviços ou produtos e, consequente, a satisfação do seu cliente. Alinhar as estratégias do negócio ao perfil dos clientes e associados, manter uma carteira ativa e recorrente, ganhar novos mercados, se destacar dos concorrentes e realizar ações que sejam efetivas para o crescimento do negócio, estão entre os principais benefícios das pesquisas de satisfação.

Segundo Philip Kotler, satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido de um produto ou serviço em relação às expectativas do comprador. Em resumo, como defendido por Detzel e Desatnick, satisfação pode ser entendido simplesmente como o grau de felicidade experimentada pelo cliente. Já as pesquisas de satisfação são uma ferramenta do marketing que, por meio de técnicas e metodologias específicas, permitem entender com grande nível de assertividade, o grau de felicidade experimentado pelo cliente com determinada marca. Em outras palavras, é uma forma efetiva de ouvir o seu cliente e associados.

Benefícios de ouvir o seu cliente e associados

A pesquisa de satisfação é a principal ferramenta para conhecermos nossos clientes e, para identificarmos as falhas e oportunidades de melhoria em nossos produtos ou serviços.

Em um mercado cada vez mais competitivo, se diferenciar é fundamental para manter o bom funcionamento e crescimento do seu negócio. Clientes cada vez mais bem informados e exigentes demandam um atendimento de qualidade e produtos ou serviços que atendam suas expectativas. Além disso, estão sempre aptos a compartilhar suas experiências, sejam elas positivas ou negativas. Oferecer um bom atendimento gera satisfação e consequentemente um cliente fiel, que além de comprar irá recomendar aos amigos e conhecidos seus produtos ou serviços.

As pesquisas de satisfação, quando planejadas e executadas de maneira bem elaborada, oferecem uma poderosa ferramenta para otimização e direcionamento da experiência vivida pelo cliente com a marca para que esta se torne cada vez mais positiva. No entanto, alcançar bons insights com a análise da pesquisa de satisfação não é uma tarefa tão fácil quando parece. Quando aplicadas sem estudo e conhecimento adequado podem representar sérios riscos para o futuro do negócio, seja pela maneira irresponsável de aplicar a pesquisa gerando resultados levianos, ou pela má interpretação dos dados recolhidos.

Práticas administrativas e de mercado, além de habilidades com as ferramentas, análise de dados e uma metodologia adequada, são conhecimentos fundamentais para que uma pesquisa de satisfação gere um resultado satisfatório e, consequentemente, ofereça às empresas todos os benefícios citados neste texto.

Se você se interessou por estes benefícios e deseja realizar ou entender como uma pesquisa de satisfação pode beneficiar o seu negócio, entre em contato agora mesmo com a InHouse que os nossos especialistas estão sempre prontos para te atender!

Deixe um comentário!

Sobre a InHouse

Somos uma empresa de Contact Center e Tecnologia da Informação focada em atender seus clientes com excelente e multicanalidade. Aprenda aqui no blog as melhores práticas de atendimento.

Posts mais recentes

Conheça nossos materiais e eleve a sua operação a outro patamar de qualidade

Curta nossa página no Facebook

Fechar Menu