InHouse Contact Center

  • Home
  • Quem somos
    • Campanha UAU!
    • Cases de Sucesso
  • Serviços
    • SAC Terceirizado
    • Monitoria de Qualidade Multichannel
    • Atendimento Terceirizado para ECommerce
    • Televendas Inteligente
    • Pesquisa Multichannel
    • Atualização Cadastral
    • Recall Terceirizado
    • Treinamentos para Call Center
    • Consultoria para sua Área de Atendimento
  • InHouse Technology
  • Conteúdos
    • Ebooks e Materiais Grátis
    • Blog do Contact Center
  • Trabalhe conosco
  • Contato
ih2

Quando e por que realizar um recall?

  • POR Silvia Marinho
  • publicado em 11/09/2019

Em relação a recall de acordo com a legislação brasileira, a proteção à vida, à saúde, à segurança e o direito à informação são direitos básicos dos consumidores. Portanto, cabe aos fabricantes de produtos e aos prestadores de serviços zelar por tais princípios, de modo que seus clientes não corram riscos.

O problema é que, por mais rígido que seja o controle de qualidade de uma empresa, é possível que haja problemas que, por sua vez, colocam a integridade do público consumidor em risco. Ao detectar uma situação do tipo, a postura de uma empresa costuma ser realizar um recall.

Recall: o que é?

O termo inglês recall tem um significado simples: chamar de volta. Trata-se, portanto de um processo no qual uma empresa alerta seus clientes de que há algum produto defeituoso no mercado, que pode colocar sua integridade física – ou até mesmo sua vida – em risco. Portanto, ele deve ser devolvido à fabricante, que deve providenciar o reparo ou substituí-lo. Assim, trata-se de algo que requer uma ampla divulgação, tanto na imprensa quando em mídias sociais, de modo que todos os portadores de produtos afetados estejam cientes do problema.

Quando realizar um recall?

Por mais que um recall seja sempre o mesmo, há diferentes situações nas quais ele é necessário. Felizmente, elas são relativamente fáceis de serem identificadas: sempre que apresentarem um risco à segurança e à integridade do consumidor, são motivos para recall. Confira alguns exemplos disso a seguir:

Contaminação do produto

Certos segmentos da indústria, como o alimentício e o farmacêutico, têm que manter um nível altíssimo de higiene em suas dependências. O motivo por trás disso é que qualquer contaminação, por mais discreta que seja, coloca a saúde do consumidor em risco.

Por conta disso, a detecção de um lote que tenha sido afetado por um componente estranho é motivo para recall. O mesmo acontece caso um cliente encontre um corpo estranho na embalagem de algum alimento: o bom senso e a proteção ao consumidor pede que todo o lote seja alvo de um recolhimento e análise.

Vale ressaltar que, além de compensar o consumidor pelo transtorno, cabe à empresa analisar como o incidente aconteceu. Assim, ela pode pensar em maneiras de evitar que ele se repita, prevenindo novos recalls no futuro.

Detecção de um componente defeituoso

Quando se trata do ramo automobilístico, boa parte dos recalls se deve à detecção de componentes defeituosos em certos veículos. Uma famosa montadora japonesa, por exemplo, teve que recolher diversos carros por um defeito no airbag, que, ao invés de proteger o motorista, colocava sua vida em risco.

Nesse caso, a realização do recall pede o rastreamento dos lotes de produtos defeituosos utilizados, para, em seguida informar os números dos chassis, ano e modelo dos veículos afetados.

Descoberta de qualquer risco ao consumidor

Há, ainda, muitos outros incidentes que podem colocar o consumidor em risco. Por exemplo: um brinquedo que tenha peças muito pequenas, que pode ser engolido por crianças, é objeto para recall.

O mesmo se aplica a um medicamento que tenha um erro de formulação, e, assim, pode não fazer efeito, ou até mesmo colocar a saúde do consumidor em risco. Assim, qualquer empresa que realmente tem foco no Consumidor,  deve realizar o recall sempre que houver qualquer risco para o cliente.

Atendimento ao cliente em caso de recall

Na InHouse montamos um ebook chamado Recall: O Guia definitivo para qualquer empresa, clique no link para acessá-lo. Nele explicamos detalhadamente como uma empresa deve agir no atendimento ao cliente ao realizar um recall.

Em alguns casos o recall é inevitável e prestar um atendimento de excelência ao cliente é essencial

 A InHouse em parceria com o Cliente, através da obtenção de alguns dados, consegue compreender e estimar a demanda, dimensionar a equipe necessária para realizar o atendimento e assim alcançar todos os seus consumidores para fazer a troca ou reparo do serviço/produto, ou orientar sobre o melhor procedimento, com segurança para o seu Cliente e sua Marca.


AnteriorAnteriorDicas valiosas para aquecer Leads no ativo de vendas
PróximoVender por telefone: Conheça dicas valiosas aquiPróximo

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

Gestão de Pessoas Eficiente
Dicas

Como Atrair e Reter Talentos com uma Gestão de Pessoas Eficiente: 4 Estratégias que Funcionam

Para você criar uma gestão de pessoas eficiente, separamos 4 dicas especiais para você atrair e reter excelentes profissionais na sua equipe corporativa. Na atualidade,

Leia mais »
11 de junho de 2025
Software de Customer Experience
Experiência do cliente

Software de Customer Experience: como transformar a jornada do cliente com o Insoft Omni da InHouse

No mercado atual, oferecer um bom produto ou serviço é apenas o começo. Para conquistar, fidelizar e encantar clientes, é essencial entregar uma experiência memorável

Leia mais »
10 de junho de 2025
Mapeamento da Jornada do Cliente: Como Melhorar o Atendimento e Aumentar os Resultados
Experiência do cliente

Como Usar o Mapeamento da Jornada do Cliente para Impulsionar Vendas e Atendimento

No atual contexto de crise econômica, o mercado, de modo geral, está cada vez mais competitivo. Para os empreendedores, isso significa que agora, mais do

Leia mais »
9 de junho de 2025
Farmacovigilância
Atendimento ao cliente

A Importância do SAC na Farmacovigilância: Segurança e Conformidade em Foco

No Brasil, em 2009, o sistema de farmacovigilância foi estabelecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim se tornou obrigatório o SAC para a

Leia mais »
7 de junho de 2025
IA no Atendimento ao Cliente
Atendimento ao cliente

IA no Atendimento ao Cliente: Como a Inteligência Artificial Está Transformando a Experiência do Consumidor

A transformação digital está revolucionando a forma como empresas se relacionam com seus consumidores. Nesse contexto, a IA no atendimento ao cliente vem ganhando destaque

Leia mais »
4 de junho de 2025
Princípios do Atendimento ao Cliente
Atendimento ao cliente

Princípios do Atendimento ao Cliente: Como Encantar, Reter e Fidelizar

Em um contexto de crise econômica, o consumidor pensa cada vez mais antes de gastar, com isso, empresas de todos os setores estão tendo que

Leia mais »
2 de junho de 2025
« Anterior Página1 Página2 Página3 Página4 Página5 Seguinte »

Serviços

  • Sac Terceirizado
  • Televendas Ativo e Receptivo
  • Consultoria para sua área de atendimento
  • Pesquisa Multichannel
  • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
  • Ver todos os serviços >
  • InHouse no Paraguai

Materiais

  • Saiba como comparar um Call Center com outro
  • Ebook: Como Abordar o Cliente Para Ele Não Desligar
  • Ebook: Métricas de Telemarketing
  • Ver todos >

Mapa do site

  • Home
  • Quem Somos
  • Blog da InHouse
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Canal da Privacidade e Proteção de Dados
  • Política de Diversidade

Newsletter InHouse

Siga nossas redes sociais

Facebook-f Instagram Linkedin-in Youtube

© Todos os direitos reservados

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.

ok
quero conhecer a política de privacidade