InHouse Contact Center

  • Home
  • Quem somos
    • Campanha UAU!
    • Cases de Sucesso
  • Serviços
    • SAC Terceirizado
    • Monitoria de Qualidade Multichannel
    • Atendimento Terceirizado para ECommerce
    • Televendas Inteligente
    • Pesquisa Multichannel
    • Atualização Cadastral
    • Recall Terceirizado
    • Treinamentos para Call Center
    • Consultoria para sua Área de Atendimento
  • InHouse Technology
  • Conteúdos
    • Ebooks e Materiais Grátis
    • Blog do Contact Center
  • Trabalhe conosco
  • Contato
ih2

Campanha Não Perturbe: como ela impacta seu negócio?

  • POR Silvia Marinho
  • publicado em 24/09/2019

Em relação a campanha não perturbe, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cerca de ⅓ de todas as chamadas telefônicas realizadas no Brasil têm como objetivo a venda de serviços de telecomunicações. Apesar disso, é comum ouvir queixas a respeito da frequência e do horário de tais ligações, bem como do fato de que elas são recebidas mesmo após o consumidor reiteradamente demonstrar desinteresse no que lhe é oferecido.

Para sanar a questão, a agência criou a chamada lista de “não perturbe”. Trata-se de uma plataforma na qual o cidadão pode colocar seu número, com o objetivo de deixar de receber tais chamadas. Contudo, essa medida tem sido mal interpretada por muitas pessoas, que a interpretam como o fim dos contact centers, o que não é verdade. Confira algumas informações importantes sobre ela a seguir.

A adesão não é obrigatória

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as empresas não estão proibidas de entrar em contato com todos os consumidores: a vedação se aplica apenas àqueles que cadastrarem seus números no banco de dados. Todos os demais ainda podem ser contactados pelas companhias normalmente.

Apesar disso, é preciso ter em mente que toda qualquer empresa deve seguir essa regra à risca. O motivo por trás disso são as pesadas sanções aplicadas em caso de descumprimento: as multas podem chegar a R$ 50 milhões.

 

Nem todos os setores aderiram à campanha

Com a lista de “não perturbe”, há quem pensa que os contact centers ficarão inúteis. Mais uma vez, isso não é verdade: a medida se aplica apenas a empresa do ramo de telecomunicações, e aos consumidores que se cadastrarem na plataforma. Estabelecimentos dos demais setores podem fazer telemarketing normalmente.

Ainda assim, é preciso que os gestores desses negócios ajam com bom senso: ninguém gosta de receber ligações frequentes demais, em horários inoportunos ou que ofereçam produtos e serviços pelos quais não se interessam. Em outras palavras, com ou sem lista de “não perturbe”, segmentar a base é uma medida importante.

 

Nem todos os tipos de contatos são vedados

A Anatel é clara: os consumidores inscritos na lista não podem receber chamadas que ofereçam serviços de telecomunicações. Na prática, quaisquer outras situações podem ser resolvidas por meio de ligações.

Entretanto, é preciso ter em mente que, em determinados casos, há diplomas legais que regulam a realização de tais chamadas. Por exemplo: no caso de cobrança de dívidas, as empresas do setor são proibidas de ligar para os devedores em determinados dias e horários. Além disso, é proibido, em qualquer caso, imputar-lhe qualquer constrangimento, como por meio de chamadas para o local de trabalho e/ou os números de parentes, por exemplo. Quem violar essa norma pode ser acionado juridicamente, e, assim, condenado a pagar indenizações à pessoa lesada.

 

O bloqueio não é imediato

Por último, mas não menos importante, é interessante ressaltar que, uma vez que uma pessoa coloca seu número na lista de “não perturbe”, há um prazo para que as empresas atualizem seu banco de dados e parem de realizar chamadas. O intervalo fixado pela Anatel para tal é de 30 dias: dentro dele, as ligações podem ser feitas normalmente.

 


AnteriorAnteriorSatisfação do cliente: como e por que medir?
PróximoClima organizacional: por que é muito importante em empresas de serviços?Próximo

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

Gerenciamento de contact center
Atendimento ao cliente

Gerenciamento de contact center: Ferramentas e recursos facilitadores

O gerenciamento de contact center não é tarefa fácil. Sempre citamos em nossos artigos que, para garantir uma boa gestão de um SAC, é extremamente

Leia mais »
2 de maio de 2025
Um atendimento multicanal
Atendimento ao cliente

Estratégias eficientes para um atendimento multicanal de sucesso

Hoje em dia, o cliente manda mensagem no WhatsApp, comenta no Instagram, manda e-mail, liga e ainda pode bater na porta da sua loja física,

Leia mais »
30 de abril de 2025
atendimento ao cliente para o público senior
Atendimento ao cliente

3 Dicas de atendimento ao cliente para seniores

O atendimento ao cliente para seniores da sua empresa está adequado para atender o público Sênior? Grandes empresas estão começando a se atentar a importância

Leia mais »
28 de abril de 2025
Atendimento omnichannel
Atendimento ao cliente

O que é Omnichannel? Qual a importância para o atendimento?

Você sabe o que é Omnichannel no atendimento? Sabe a importância desse fator para sua empresa e os seus clientes? Se você ainda não atualizou

Leia mais »
27 de abril de 2025
A monitoria de qualidade
Call Center

Feedback que constrói: A monitoria de qualidade como ferramenta de evolução

Se tem uma coisa que todo mundo que trabalha com atendimento ao cliente já ouviu falar (e muito!) é sobre monitoria de qualidade. Então, mas

Leia mais »
24 de abril de 2025
funil de vendas
Dicas

Funil de vendas: Guia básico para vendedores

O Funil de vendas é uma ferramenta que pode ser o grande diferencial da sua empresa no momento de otimizar o processo de vendas, entender

Leia mais »
22 de abril de 2025
« Anterior Página1 Página2 Página3 Página4 Página5 Seguinte »

Serviços

  • Sac Terceirizado
  • Televendas Ativo e Receptivo
  • Consultoria para sua área de atendimento
  • Pesquisa Multichannel
  • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
  • Ver todos os serviços >
  • InHouse no Paraguai

Materiais

  • Saiba como comparar um Call Center com outro
  • Ebook: Como Abordar o Cliente Para Ele Não Desligar
  • Ebook: Métricas de Telemarketing
  • Ver todos >

Mapa do site

  • Home
  • Quem Somos
  • Blog da InHouse
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Canal da Privacidade e Proteção de Dados
  • Política de Diversidade

Newsletter InHouse

Siga nossas redes sociais

Facebook-f Instagram Linkedin-in Youtube

© Todos os direitos reservados

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.

ok
quero conhecer a política de privacidade