• Home
  • Quem somos
    • Campanha UAU!
  • Serviços
    • Contact Center
      • SAC Terceirizado
      • Televendas Ativo e Receptivo
      • Atendimento Terceirizado para ECommerce
      • SAC via Whatsapp
      • Pesquisa Multichannel
      • Recall Terceirizado
      • Serviço de Apoio Força de Vendas
      • VENDA+REP | Visitação médica virtual
      • RSVP – Serviço de Confirmação de Presença
      • Outros Serviços de Contact Center
    • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
      • CRM para Contact Center
    • Servicos Modulares
      • Treinamentos para Call Center
      • Terceirização de Recursos Humanos
      • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
      • Elaboração de Procedimentos para Contact Center
      • Monitoria de Qualidade Multichannel
    • Consultoria para sua Área de Atendimento
  • Cases de Sucesso
  • Conteúdos
    • Ebooks e Materiais Grátis
    • Blog do Contact Center
  • Trabalhe conosco
  • Contato
Menu
  • Home
  • Quem somos
    • Campanha UAU!
  • Serviços
    • Contact Center
      • SAC Terceirizado
      • Televendas Ativo e Receptivo
      • Atendimento Terceirizado para ECommerce
      • SAC via Whatsapp
      • Pesquisa Multichannel
      • Recall Terceirizado
      • Serviço de Apoio Força de Vendas
      • VENDA+REP | Visitação médica virtual
      • RSVP – Serviço de Confirmação de Presença
      • Outros Serviços de Contact Center
    • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
      • CRM para Contact Center
    • Servicos Modulares
      • Treinamentos para Call Center
      • Terceirização de Recursos Humanos
      • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
      • Elaboração de Procedimentos para Contact Center
      • Monitoria de Qualidade Multichannel
    • Consultoria para sua Área de Atendimento
  • Cases de Sucesso
  • Conteúdos
    • Ebooks e Materiais Grátis
    • Blog do Contact Center
  • Trabalhe conosco
  • Contato
Orçamento

O que é FAQ: Como ele pode ajudar sua empresa?

  • By Silvia Marinho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

 

Quando se trabalha com atendimento ao cliente é possível notar que existem temas que são abordados com mais frequência pelos consumidores dependendo do segmento que sua empresa atua, por isso, para ajudá-los a sanar essas dúvidas de maneira mais rápida, utiliza-se o FAQ.

 

Se sua empresa oferece um produto eletrônico, por exemplo, as dúvidas mais frequentes podem ser referentes ao funcionamento do mesmo, preços ou como fazer manutenções.

 

Certas dúvidas são tão comuns, sendo quase sempre as mesmas, que é muito importante possuir uma estratégia para tornar os atendimentos aos clientes mais rápidos e práticos melhorando a rotina de trabalho do seu SAC, uma das estratégias mais eficientes é conhecida como FAQ.

 

O que é FAQ?

 

O termo FAQ é uma sigla para abreviar as palavras inglesas “Frequently Asked Questions”, que pode ser traduzido livremente para “Perguntas feitas com frequência”, ou “Perguntas Frequentes”.

 

É uma ferramenta normalmente usada em sites ou páginas de empresas, funcionando como um pequeno guia que responde justamente as perguntas que os consumidores mais possuem em comum.

 

A criação de um FAQ é muito simples, sendo apenas necessário fazer bom uso da língua portuguesa e organização, para que as informações sejam passadas de maneira esclarecedora e que não gere mais dúvidas.

 

Trabalhando dessa maneira, você pode otimizar o tempo dos atendentes de seus canais de atendimento, fazendo com que eles possam resolver questões específicas de maneira mais eficiente, além do que, a presença dele em uma página pode gerar mais engajamento.

 

Quais perguntas inserir em um FAQ?

 

As perguntas mais frequentes normalmente estão relacionadas a preços, prazo de entrega, forma de pagamentos, devoluções e trocas, questões de segurança, como utilizar o produto etc. São nesse tipo de perguntas que você deve focar.

 

A melhor maneira de saber quais são as principais dúvidas de seus clientes, é conversando com quem fala diretamente com eles, seus atendentes.

 

Caso sua empresa possua uma central de atendimento ao cliente, seja pelos canais telefônicos ou digitais, é só você consultar nos relatórios do seu CRM quais são as dúvidas mais comuns.

 

Faça um levantamento das perguntas que seus clientes mais fazem ao entrar em contato com sua empresa, pontue ou faça um ranking das mais comuns, até as mais inusitadas, mas que possa ser interessante para ajudar a otimizar o entendimento de outras pessoas também e as esclareça no FAQ.

 

Caso você ainda não tenha uma central bem estruturada, coloque-se no lugar do consumidor no momento em que ele está em busca de um produto ou serviço, pense nas dúvidas que você teria, quais fatores te levariam a escolher a sua marca e como você gostaria de ser respondido.

 

Pensando nessa maneira, crie uma sessão em sua página/site, que seja bem organizada e que explique de maneira bastante clara, e em alguns casos até didática, cada informação.

 

Leia também: Como melhorar seu SAC por e-mail?

É importante pensar no SEO também para a página do FAQ.

 

Neste momento conte com profissionais especializados em construção de site com todas as regras de SEO, que são as estratégias que farão essa página ser bem ranqueada no Google, de maneira que seu cliente, possa encontrá-la facilmente ao realizar uma busca de sua dúvida na internet.

 

Trabalhe como uma espécie de lista, separando cada tema em um espaço especial e próprio para eles, assim, o consumidor poderá ir diretamente onde precisa ir e tirar sua dúvida, tornando a legibilidade de sua página mais fácil.

 

No caso de processos e transações que devem ser feitas dentro do seu site, como no caso das lojas virtuais, você pode criar um infográfico ou um tutorial virtual mostrando um passo a passo que explique claramente cada ação que o consumidor deve fazer para realizar uma compra, troca, pagamento ou até mesmo algum contato relacionado a um tema menos frequente.

 

Criar um FAQ é uma das formas mais eficientes de se fazer atendimento ao cliente sem sobrecarregar sua central de SAC.

 

Ter essa página no site da sua empresa é extremamente vantajoso tanto para o cliente quanto para a empresa, criando uma relação de confiança e de negócios.

 

Dessa maneira seu cliente só entrará em contato com seu SAC se realmente não conseguir encontrar o que precisa, tornando o atendimento mais direcionado para o real problema, e evitando que seus atendentes percam um tempo desnecessário e possam focar em estratégias mais importantes.

 

Se você precisa de suporte e soluções em atendimento ao cliente, procure a InHouse, aqui você encontra o que há de melhor para fazer um atendimento de excelente qualidade.

 


 

Para saber mais, acesse nossa página de serviços e veja qual é mais estratégico para você!

 

Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Telefone: +55 (011) 3584-7500

E-mail: contato@inhouse.com.br

Ou clique aqui e peça um orçamento!

 

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AnteriorAnteriorDicas incríveis para SAC nas redes sociais
PróximoAtendimento ao cliente online x Atendimento ao cliente offlinePróximo

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

experiencia do cliente no atendimento
Experiência do cliente

Experiência do cliente no atendimento

Sem dúvidas a experiência do cliente no atendimento é um dos principais pontos da jornada do cliente. Muito se fala hoje em dia sobre se

Leia mais »
14 de janeiro de 2021
Satisfação de clientes

O que fazer com clientes detratores?

Todas as empresas possuem clientes detratores, mas nem todas sabem lidar com eles. Em um mundo digital que vivemos hoje, saber lidar com clientes é

Leia mais »
7 de janeiro de 2021
reclamações dos clientes
Experiência do cliente

Como diminuir as reclamações dos clientes?

Receber reclamações dos clientes nem sempre é algo agradável, mas vamos mostrar para você o lado positivo de recebe-las e como diminui-las. As pessoas reclamam.

Leia mais »
30 de dezembro de 2020
Pesquisa com call center
Pesquisas e Dados

Pesquisa de mercado: O que é, como fazer uma?

A pesquisa de mercado é a coleta e análise de dados que podem estar relacionados com o segmento, público ou mercado de atuação, para conhecer,

Leia mais »
14 de dezembro de 2020
consultoria de call center
Atendimento ao cliente

Consultoria de Call Center: como funciona?

A consultoria de call center pode solucionar muitos problemas presentes em sua empresa. Juntamente com ela, você e seus funcionários, através de mudanças de ações

Leia mais »
10 de dezembro de 2020
benchmarking no atendimento ao cliente
Atendimento ao cliente

Como fazer um benchmarking no atendimento ao cliente?

Realizar um Benchmarking no atendimento ao cliente da sua empresa é de extrema importância para ter um parâmetro do nível de qualidade que o seu

Leia mais »
4 de dezembro de 2020
« Anterior Página1 Página2 Página3 Página4 Página5 Seguinte »

Serviços

  • Sac Terceirizado
  • Televendas Ativo e Receptivo
  • Consultoria para sua área de atendimento
  • Pesquisa Multichannel
  • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
  • Ver todos os serviços >

Materiais

  • Saiba como comparar um Call Center com outro
  • Ebook: Como Abordar o Cliente Para Ele Não Desligar
  • Ebook: Métricas de Telemarketing
  • Ver todos >

Mapa do site

  • Home
  • Quem Somos
  • Blog da InHouse
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Cases de Sucesso

Newsletter InHouse

Siga nossas redes sociais

Facebook
Twitter
Instagram
Linkedin
Youtube

© Todos os direitos reservados

Criado por Leme do Marketing

Em parceria com a Agência Novo Foco.

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.

ok
quero conhecer a política de privacidade