Saiba a importância de fidelizar clientes e manter um bom relacionamento

Para ter um cliente fiel, é importante que seja feito um conjunto de ações, visando estreitar a relação e garantir a satisfação do consumidor. Ter clientes fiéis no seu negócio, significa ter clientes ativos e, consequentemente, um bom movimento no seu empreendimento. 

A fidelização é o ato de construir um relacionamento de confiança e proximidade com seus clientes, entretanto, existe uma diferença entre fidelizar clientes e satisfazê-los. Entenda essas diferenças! 

Todo negócio tem uma base chamada “geração de valor”, que é responsável por identificar tudo aquilo que o cliente precisa. Isso serve para que no momento em que o profissional prestar um serviço ou oferecer um produto, todas as necessidades e expectativas deste cliente sejam alcançadas ou até mesmo superadas e, dessa forma, teremos um cliente satisfeito. 

No caso de fidelizar clientes, podemos citar como um exemplo, a rotina de uma clínica médica ou odontológica, como aquele momento onde os seus pacientes retornam a sua clínica, procurando pelos seus serviços. Isso porque, confiam nos seus serviços e sentem uma afinidade com o profissional. Portanto, podemos considerar isso tudo uma ação de fidelização! Por isso, a missão é fidelizar o cliente satisfeito, entretanto, para fidelizar e manter um cliente satisfeito, é preciso criar um relacionamento com ele. 

Como criar um bom relacionamento com os seus clientes

O sucesso de qualquer empreendimento, na maioria das vezes está ligado diretamente ao relacionamento com os seus clientes. Por isso, para fidelizar esses clientes, é fundamental um cuidado especial, não somente nos momentos de atendimento, mas também pós-atendimento. Aliás, manter o relacionamento é o mais importante! 

Por esse motivo, o investimento tem sido alto em estratégias que fortalecem a relação com os clientes, inclusive, após o primeiro atendimento. Mais que atender, é necessário estabelecer uma proximidade e tudo isso através de um bom atendimento. 

Manter esse contato com os seus clientes é fundamental, para que você os mantenha sempre por perto, e quando precisarem vão lembrar de você. Aliás, é depois do primeiro atendimento que o cliente tem a chance de decidir se irá voltar ou não ao seu empreendimento.

O primeiro atendimento é fundamental para definir se o cliente vai sentir-se seguro e satisfeito e se vai retornar, seja para realizar um tratamento, ou comprar um determinado produto em outro segmento. Porém, o ideal é que os clientes sintam-se confortáveis para que procure você, quando precisarem e, a partir disso, indique os seus serviços para outras pessoas. 

Para isso acontecer, é necessário um bom relacionamento, tanto profissional quanto pessoal, então veja algumas dicas que vão te ajudar a criar um bom relacionamento com os seus clientes: 

Tenha em mãos o cadastro completo de todos os seus clientes

Para começar, uma dica básica é ter em mãos um cadastro completo de todos os seus clientes. Utilize um sistema de atendimento para agilizar o registro das informações. Esse cadastro deve conter informações além de nome, endereço e telefone de contato, lembrando que nesta relação de informações deve conter também detalhes de atendimentos anteriores e de como anda o tratamento. 

Com todos esses dados em mãos, será mais fácil e prático atender os seus clientes com maior atenção. Todas essas informações específicas ajudam a fidelizar clientes além de fortalecer o seu relacionamento com todos eles. 

Crie um padrão de atendimento de qualidade

Agora falando em atendimento, é a partir dele que você consegue conquistar e encantar o seu cliente. E não estamos falando somente do primeiro contato, mas também do pós-atendimento, que requer uma atenção maior. 

Manter um contato frequente por e-mail ou por outros canais de comunicação é uma das maneiras de abordar o cliente no tempo entre o primeiro contato e os demais. A partir disso, crie um padrão de atendimento de qualidade, em todas as etapas de relacionamento com o seu cliente. Sendo assim, ele terá a confiança que precisa para retornar se for preciso. 

Faça pesquisas de satisfação 

Para a evolução de qualquer negócio, é preciso saber se tudo está funcionando corretamente, para isso é bom ouvir os feedbacks dos clientes. Sendo assim, é interessante realizar pesquisas de satisfação, que vão fornecer dados importantes e úteis.

Em todas essas pesquisas, você receberá não somente elogios, poderá receber também críticas e sugestões. Tudo isso vai auxiliar na evolução do seu negócio, assim você saberá os pontos que será preciso melhorar e oferecer um atendimento melhor aos seus clientes. 

Todas essas dicas são para agregar para o crescimento do seu negócio e assim, te auxiliar a fidelizar cada vez mais clientes.

Importância de estabelecer um bom relacionamento com o cliente 

Falar sobre a importância da confiança em relacionamentos pessoais, pode parecer um papo meio clichê, mas acredite isso também é muito importante no âmbito do relacionamento com os seus clientes, e você não pode esquecer disso na hora de atender cada um deles.

Entretanto, assim como em qualquer relacionamento, é preciso reacender de tempos em tempos o interesse da pessoa, surpreendê-la para que a relação não esfrie e, isso novamente, se aplica na maneira de se relacionar com os seus clientes. 

É necessário trabalhar duro para que todos os seus clientes sintam interesse pelos seus serviços todos os dias, inclusive quando ele precisar executar algum procedimento, contratar um serviço, comprar um produto você deve ser a primeira opção dele.

Por isso, é tão importante cuidar do seu relacionamento com todos os seus clientes, uma prova disso é que hoje já existem até ferramentas focadas na gestão desse relacionamento como os CRM’S.

Sendo assim, conquistar o seu cliente através de um relacionamento próximo, vai lhe beneficiar trazendo a confiança dele ao seu favor. A partir disso, estará criando caminhos para que a parceria entre o cliente e o seu empreendimento seja um sucesso para ambas partes. 

Métodos para aprimorar o atendimento em busca da fidelização 

Para aprimorar o atendimento com os seus clientes, é necessário seguir algumas dicas que certamente irão contribuir para grandes resultados, veja!

  1. Treine bem a sua equipe;
  2. Crie canais de comunicações;
  3. Seja ágil e eficiente;
  4. Tenha um bom diálogo com o cliente.

Um bom atendimento vai muito além de ser bem-educado com todos os clientes, é necessário ter um diferencial, não somente do profissional, mas sim de toda a equipe. Entretanto, é necessário manter o contato com o cliente de uma maneira em que você o mostre, que ele é importante para o seu empreendimento. Podemos citar uma indústria de varejo, como a NIKE que busca atender seus clientes focando no atendimento personalizado, o que contribui para manter o relacionamento e aumentar as chances do cliente retornar a comprar, além de promover a marca, por exemplo. Sendo assim, atender o cliente com qualidade significa superar todas as expectativas dele. 

Como vimos, o atendimento vai além de vender um serviço ou produto, é necessário pensar em formas de fidelizar e satisfazer o seu cliente. Esse é o segredo para qualquer negócio decolar. 

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