Atendimento de qualidade: vantagens e dicas para o sucesso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O atendimento ao cliente representa toda a intercomunicação entre o cliente e a empresa que vende seus produtos ou serviços. 

Hoje em dia, quando os sistemas de autoatendimento automatizados gerenciam uma parte substancial do atendimento ao cliente, falar com um ser humano é crucial para a maioria das empresas e afeta positivamente suas interações com os clientes atuais e potenciais.

Oferecer um excelente atendimento ao cliente é uma grande vantagem competitiva. Continue a leitura a seguir e entenda melhor sobre os benefícios de manter uma boa interação com clientes!

O que é atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente representa a interação direta individual entre um consumidor e um representante da empresa que vende seu produto ou serviço. 

Ou seja, o serviço ao consumidor significa o suporte que uma empresa oferece aos seus clientes antes e após comprar e utilizar os seus produtos ou serviços, proporcionando uma experiência confortável e agradável para os clientes. 

O atendimento ao cliente moderno vai além do suporte convencional por telefone e está disponível através de vários canais e plataformas, como e-mail, web, mensagem de texto, canais de mídia social e autoatendimento para que os clientes possam encontrar suas respostas dia ou noite.

Muitas empresas optam por terceirizar o atendimento ao cliente, pois a terceirização de uma organização confiável leva a negócios bem estabelecidos e clientes mais satisfeitos. 

Transferir a responsabilidade do atendimento ao cliente para um call center confiável, bem informado e bem organizado permite que uma empresa garanta que essa parte crítica de seus negócios tenha o gerenciamento e o suporte que podem controlar e corrigir pequenos problemas e emergências extremas.

Porque o atendimento ao cliente é importante?

O atendimento ao cliente de alto nível é vital para o sucesso do negócio. Em primeiro lugar, garante a fidelização e o pensamento positivo dos clientes em relação a uma determinada marca. 

Em segundo lugar, também ajuda as empresas a construir relacionamentos estáveis ​​e de longo prazo com clientes, compradores ou consumidores. 

Em terceiro, fornecer um serviço notável ao cliente é uma forma de reter e envolver os clientes atuais e de atrair um novo.

Veja abaixo mais alguns pontos relevantes!

O atendimento ao cliente reflete a imagem e os valores de uma marca

Existe um vínculo entre a imagem da marca e o atendimento ao cliente. As organizações precisam manter os dois segmentos alinhados e aproveitar ao máximo a experiência do cliente com isso. Uma experiência satisfatória fará com que os clientes se sintam valorizados.

O serviço assistido por pessoas é muito necessário. Algumas solicitações complexas e transações específicas exigem engajamento humano. Além disso, muitas seções de clientes favorecem a abordagem humana.

Os proprietários de empresas não devem subestimar o poder dos clientes em se lembrar de como eles vivenciaram sua jornada de compra. Todo o processo de compra, acompanhado de um atendimento adequado e de empatia para com os consumidores, aponta para os valores e missão da empresa.

A retenção de clientes custa menos do que a aquisição de novos

Os proprietários de empresas geralmente têm muito o que fazer e alguns deles parecem esquecer a importância de um atendimento excepcional ao cliente. Aqui está um fato: se uma empresa não cuidar bem de seus clientes, alguma outra empresa o fará. Reter clientes é fundamental por inúmeras razões. 

Preservar o orçamento e optar pela alternativa mais econômica é uma delas. É mais barato manter um cliente existente do que adquirir um novo. Na verdade, de acordo com alguns cálculos, pode custar até sete vezes mais encontrar, atrair e conquistar novos clientes do que reter aqueles que já usam um produto ou serviço.

Clientes satisfeitos trazem mais receita para o negócio

Quando os clientes têm um atendimento excelente e se sentem valorizados ficam dispostos a gastar mais e sempre voltam.

A maioria dos clientes mantém os preços em mente e busca principalmente produtos ou serviços de qualidade, mas menos caros. Assim que compreenderem como é o atendimento ao cliente incomparável, eles estarão abertos para a compra de produtos de luxo devido ao nível de confiança e respeito mútuo que obtiveram. 

Além disso, também estariam recomendando um produto ou serviço que se adaptasse às suas necessidades, enquanto a equipe interna os fazia sentir-se bem-vindos e estimados. A satisfação do cliente impulsiona a fidelidade e atrai mais clientes, mais renda e uma imagem geral de marca melhor.

Excelente atendimento ao cliente aumenta o CLV

O CLV (Customer Lifetime Value) é a quantia média de dinheiro que os clientes gastam em uma empresa que lhes fornece produtos ou serviços durante todo o ciclo de vida de seu relacionamento. O valor da vida útil do cliente (CLV) representa uma das estatísticas críticas associadas à experiência do cliente. 

Essa métrica permite que os proprietários de negócios entendam os custos por aquisição. Como mencionamos anteriormente, custa menos manter os clientes existentes do que adquirir novos. Aumentar o valor dos clientes existentes é uma excelente forma de estimular o crescimento.

Existem várias maneiras de aumentar o valor da vida do cliente. Ouvir suas sugestões, necessidades, possíveis reclamações ou pontos problemáticos e seguir os conselhos do cliente representam uma grande vantagem e constrói uma colaboração de longo prazo bem-sucedida.

Também é ótimo oferecer presentes, descontos ou vantagens individuais para recompensar a fidelidade dos clientes e melhorar o relacionamento com eles.

Estar presente para os clientes e respeitar suas necessidades deve ser uma meta primordial. Fornecer suporte ao cliente respondendo às suas perguntas de maneira oportuna, precisa, honesta e transparente influencia substancialmente o CLV.

O atendimento proativo ao cliente gera novas possibilidades de marketing

Mesmo com todos os ativos digitais, vantagens e estratégias elaboradas de mídia social e marketing, o bom e velho boca a boca ainda representa o canal mais popular e confiável. Infelizmente, esta é uma via de mão dupla. A má experiência do cliente ecoa ainda mais alto.

Cuide do atendimento ao cliente e forneça um bom suporte para evitar a coleta de comentários negativos e ganhar uma reputação prejudicial. 

Zelar pelas necessidades do cliente nunca sairá de moda, mesmo da perspectiva de um campo vibrante como o marketing. Não há nenhuma nova tendência à vista que diminua a influência do atendimento ao cliente na criação de oportunidades.

Nas últimas décadas, inúmeras empresas em muitos setores e domínios diferentes tentaram reduzir os custos gerais de contratação e de emprego, automatizando seus processos ao mais alto grau possível. 

Automatizar processos específicos não é apenas econômico, mas também facilita e acelera o desempenho de tarefas específicas. No atendimento ao cliente, essa tendência motivou muitas empresas a implementar sistemas que resolveriam o máximo de problemas possível sem a presença humana. Essas soluções automatizadas vieram por telefone ou através de ferramentas e plataformas online.

No entanto, alguns problemas não podem ser resolvidos sem toque humano, percepção, interferência e interações interpessoais.

Fornecer aos clientes insights valiosos e fazer o que estiver ao seu alcance para resolver seus problemas com rapidez e sem problemas dá a eles a sensação de segurança e relevância.

O atendimento ao cliente de alto nível inspira os clientes a permanecerem fiéis e faz uma enorme diferença em um mercado competitivo. Ainda assim, um atendimento ao cliente excepcional só é possível quando os funcionários estão satisfeitos com seus empregos e apaixonados pela marca.

Motivar uma equipe de atendimento ao cliente é o primeiro passo para ter uma vantagem sobre a concorrência e ser respeitado pelos clientes. 

Gostou do conteúdo sobre o atendimento de qualidade? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

As vantagens do autoatendimento
Atendimento ao cliente

As vantagens do autoatendimento

Algumas empresas ainda ficam em dúvida se devem ou não adotar o autoatendimento, mas saiba que é bastante vantajoso, desde a economia no atendimento em

Leia mais »
Contact Center e o cenário digital
Atendimento ao cliente

Contact Center e o cenário digital

Os contact centers  do mundo todo estão adotando tecnologias e análises avançadas, automatizando seus processos padrão para liberar uma série de benefícios, desde um melhor

Leia mais »

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.