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Telemarketing terceirizado: Como funciona?

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Pese à ascensão das redes sociais como plataformas de atendimento ao cliente, o telemarketing terceirizado segue sendo empregado por estabelecimentos dos mais variados ramos. Isto porque, ao contrário do que muitos pensam, estas plataformas não substituem uma à outra: elas se complementam.

 

Caso você opte em criar uma estrutura de telemarketing para o seu negócio, vale a pena considerar a possibilidade de terceirizá-la ao invés de criar um setor próprio em sua empresa. Continue lendo e aprenda mais sobre as vantagens, cuidados e detalhes com a terceirização de um call center para o seu estabelecimento.

 

 

A importância do telemarketing terceirizado

Via de regra, o atendimento por meio de redes sociais funciona bem com faixas etárias mais jovens e com demandas reativas – ou seja, quando o consumidor aciona a empresa, e não o contrário.

 

Apesar disso, pessoas de mais idade ainda preferem os meios tradicionais, como o telefone. Da mesma maneira, ele permite as chamadas outbound sales – ou seja, quando o estabelecimento entra em contato com possíveis clientes após uma pesquisa de perfil.

 

Também é possível empregar as cold calls, ou chamadas frias, quando não há uma triagem dos destinatários das ligações. Nota-se, portanto, que o telemarketing ainda oferece possibilidades fora do alcance das redes sociais. Logo, vale a pena investir na área.

 

Telemarketing deve ser feito por quem entende

Por mais que muitos estabelecimentos reconheçam o potencial que o telemarketing oferece para a expansão de seus negócios, muitos relutam para implementar a área. Em diversos casos, isto acontece pela incapacidade financeira ou operacional de montar a estrutura necessária para criar um setor próprio para ela.

 

A boa notícia é que há uma alternativa que funciona neste e em outros casos: a terceirização do telemarketing com a parceria de uma empresa especializada na área.

 

 

Terceirização traz vantagens à contratante

Como o seu próprio nome diz, a terceirização do telemarketing consiste em contratar uma empresa para prestar o serviço a seu estabelecimento. Por mais que o custo mais baixo seja a primeira coisa que vem à mente dos empreendedores quando se trata desta alternativa, há muitas outras vantagens trazidas por ela. Confira algumas delas a seguir.

 

Leia também: Princípios do atendimento ao cliente

 

 

Foco no core business

Toda empresa tem uma atividade-fim, que é sua principal fonte de renda. Assim, por mais que ela conte com setores de apoio a ela, é preciso ter foco e noção de prioridades, principalmente nos primeiros anos de vida do negócio, considerados críticos para o seu sucesso.

 

A terceirização do call center é de grande ajuda neste momento. Como a empresa contratada é a responsável por manter as rotinas de atendimento, a contratante se limita a garantir que o que foi acordado no contrato se concretize de fato.

 

 

Padrões mínimos de qualidade devem ser seguidos

Quando uma empresa opta pela terceirização de seu telemarketing, ela assina um contrato com a prestadora de serviços. Entre os itens acordados no instrumento, estão os padrões mínimos de qualidade a serem mantidos no atendimento ao cliente. Isto faz com que a área funcione melhor, tornando o estabelecimento mais competitivo.

 

 

Atualização constante

O telemarketing, assim como muitas outras áreas, evolui constantemente. Na prática, isso significa que há tecnologias e técnicas novas a cada dia, que podem ser incorporadas para aprimorar o seu call center. Porém, quando o proprietário da empresa tem que se ocupar de outras tarefas, manter-se atualizado fica mais difícil.

 

Quando se opta pela terceirização do call center, isto fica mais fácil. Como o seu negócio conta com um prestador de serviços dedicado exclusivamente ao telemarketing, as chances de que o que houver de mais avançado no mercado seja aplicado em sua empresa aumentam.

 

Flexibilidade para ajustes

Datas comemorativas, lançamento de produtos ou mesmos crises de imagem são situações nas quais a demanda do call center de sua empresa tendem a aumentar. Caso o seu telemarketing seja feito com estrutura e equipe próprias, adaptá-las a esta necessidade extra, porém, temporária, fica mais caro e difícil.

 

Quando se contrata uma prestadora de serviços para cuidar do seu telemarketing, esta tarefa fica mais simples. Como o estabelecimento se dedica apenas ao atendimento ao público, ele pode destacar uma parte de sua estrutura e de colaboradores para atender à demanda, até que ela se normalize. Vale ressaltar que, para evitar contratempos e custos extras, é preciso garantir que a possibilidade esteja prevista em contrato.

 

Segurança jurídica

Quando o seu negócio opta por aumentar sua estrutura e sua equipe, a medida também aumenta o passivo do negócio. Afinal, equipamentos podem ser roubados e/ou danificados, e seus funcionários tiram férias, podem ficar doentes ou mesmo tirar licenças.

 

No caso da terceirização do telemarketing, tais riscos não existem. Isto pois há apenas uma relação contratual com a prestadora do serviço, que, por sua vez, assume os riscos mencionados anteriormente. Assim, seu negócio fica praticamente blindado de imprevistos.

 

 

Confira também: Como deve ser o atendimento ao cliente segundo especialistas

 

 

Contratação de telemarketing terceirizado também exige cuidados

Por mais que a terceirização do telemarketing traga uma série de benefícios à sua empresa, é preciso ter em mente que a contratação deste serviço exige cuidados. Do contrário, não apenas as vantagens podem não se concretizar, como, também, podem surgir uma série de problemas para o seu negócio.

 

Em primeiro lugar, pesquisar e buscar indicações é fundamental. Esta etapa ajuda a escolher os melhores prestadores do mercado, evitando estabelecimentos amadores ou que não cumprem o que foi acordado com seus clientes.

 

Do mesmo modo, a negociação das cláusulas do contrato é essencial, já que esse instrumento guiará a relação entre as partes. Para evitar ser vítima de condições abusivas ou das letras miúdas, recomenda-se ler atentamente o texto e dirimir qualquer dúvida com a empresa ou um advogado. Lembre-se: um estabelecimento de confiança não terá problemas em garantir que ambas as partes entendem o que estão assinando.

 

Por último, mas não menos importante, uma vez que o contrato estiver firmado, é muito importante fiscalizá-lo e garantir que as condições fixadas nele sejam cumpridas. Novamente, se a empresa contratada for séria, ela não terá problemas em prestar contas, tirar dúvidas e mostrar que está realmente dedicada ao sucesso de seu telemarketing.

 

A InHouse tem a expertise necessária para realizar todo tipo de atendimento terceirizado, seja ele para o seu SAC, televendas ou e-commerce.

Atenda seus clientes por qualquer canal

Seja por telefone, chat, e-mail ou redes sociais: Nossos agentes são treinados e preparados para prestar um atendimento eficaz em qualquer canal escolhido. Ninguém gosta de ligar para um Call Center e ser mal atendido. Nosso atendimento humanizado e rápido é feito para garantir o melhor resultado para o consumidor final.

 

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