3 Dicas de atendimento ao cliente para seniores

O atendimento da sua empresa está adequado para atender o público Sênior? Grandes empresas estão começando a se atentar a importância desse público, que ainda é reconhecido como um nicho de mercado, porém por um tempo limitado. Isso, por conta do grande crescimento da população 60+.

No Brasil, eles já representam 15% da população brasileira, para você entender mais esse dimensionamento é o equivalente a população do Chile e Uruguai juntos. Sem contar, que os seniores são responsáveis por uma fatia de 20% do consumo no Brasil.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2030 a população brasileira com mais de 60 anos, irá triplicar e ultrapassará a quantidade de crianças com idades de 0 a 14 anos.

Conseguiu entender a importância desse público para a sua marca?

Nesse artigo vamos dar 3 dicas para você adequar o atendimento da sua empresa para o público Sênior. São dicas práticas que você irá inserir com facilidade na rotina do seu atendimento e em pouco tempo, irá ver o resultado positivo com o público 60+.

 

3 Dicas de atendimento ao cliente para seniores

1 – Paciência é essencial

Trate a conversa com atenção e paciência. Responda às perguntas de forma calorosa e simpática. Se ofereça para fazer uma lista de anotações, dessa forma, o cliente poderá se lembrar mais tarde do que foi dito. E, acima de tudo, o trate de forma respeitosa.

A falta de paciência dos atendentes é um dos principais fatores relatados pelos 60+ no ponto de venda. Uma experiência negativa pode influenciar não só a relação dessa pessoa com a marca e o produto, deixando de consumir e recomendar, mas também sua relação de convívio social.

 

2 – Empatia

A empatia começa nesse momento. A cada pessoa que entrar pela loja ou ligar na sua mesa, imagine pelo que ela passou até chegar ali. Para conhecer melhor essa realidade, converse com pessoas mais velhas que você. Descubra como fazer compras, o que mais incomoda nas lojas, o que faz escolherem uma marca em vez de outra.

Os diálogos ajudam a te aproximar das alegrias, angústias e desejos desse público, aumentando a empatia e, por consequência, a paciência no atendimento.

 

3 – Seja Atencioso

Maduros que moram sozinhos têm menos interações sociais e, por isso, sentem a necessidade de conversar com outras pessoas, mesmo que seja no momento da compra.

Dessa forma, compartilham histórias, jogam conversa fora e se lembram, com certa nostalgia, de tempos anteriores da própria vida. Essa reflexão marca profundamente esse período da vida, por isso, ter com quem trocá-la, mesmo em um ambiente público ou de compras, é fundamental.

Sendo o atendimento presencial ou virtual, aproveite o espaço para ouvir o que eles têm a dizer, demonstre interesse pela história, faça comentários positivos e agradeça a conversa. Ainda, se observar que aquele cliente sempre retorna ao seu estabelecimento, mostre proximidade, pergunte da vida, da família, dos netos, ou de alguma situação que ele compartilhou em uma visita anterior.

Nesse momento da vida, a relação das pessoas com as marcas é mais fiel, e a chance de trocar, mesmo por questões de preço e concorrência, é menor. Eles podem ser embaixadores da sua marca, sem nem mesmo você saber.

 

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