Sem dúvida o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é uma área de importância vital para o sucesso e desenvolvimento da empresa. Um cliente satisfeito pode fazer uma grande diferença. Contudo, não basta dar ao cliente um bom tratamento apenas no primeiro contato com a empresa.
É imprescindível que sejam adotadas ações e estabelecidas estratégias que façam com que o nível de satisfação do cliente aumente a cada dia mais. O SAC pode ajudar a empresa a diagnosticar como os clientes enxergam a empresa, assim como os serviços e/ou produtos oferecidos por ela.
O SAC e sua importância
O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é importante para o sucesso da empresa, pois:
1º Atua na detecção dos problemas – O SAC exerce a função de uma espécie de “filtro’ que recebe diversos insumos. Depois de receber as informações, o SAC poderá fazer uma análise das principais, queixas, reclamações, elogios e sugestões que os clientes têm a oferecer. É claro que a empresa não é obrigada a acatar todas as situações sinalizadas. Contudo, a ciência a respeito da reação dos usuários sobre os serviços ou atividades da empresa ajudará a instituição a melhorar seu desempenho. Como consequência, o sucesso será ainda muito maior e os lucros também.
2º Ajuda a empresa a corrigir eventuais erros ou falhas – Por mais qualidade que uma empresa tenha, sempre haverá pontos em seu desempenho que poderão ser melhorados. Assim, o SAC é uma ferramenta que poderá ajudar na correção dos eventuais erros ou falhas. Isso acontece porque, depois de diagnosticar as principais áreas em defasagem, o SAC repassará as informações obtidas através dos contatos à empresa. A empresa, por sua vez, deverá notificar tais fatos às equipes ou setores responsáveis pelas correções ou mudanças necessárias
3º Demonstra ao cliente que a empresa o considera uma peça fundamental – Ter um SAC de qualidade em funcionamento equivale dizer ao cliente que a empresa o respeita. É muito simples entender essa situação. Somente se ouve aquele que se considera ou respeita. Diante disso, os usuários dos serviços ou produtos da empresa sentirão muito mais satisfação e prazer ao estabelecer contato com ela.
4º É capaz de promover confiança e segurança no cliente – Quando o cliente se sente respeitado, sem dúvida, ele sentirá confiança e segurança na empresa. Assim, o relacionamento dele será muito mais duradouro e profícuo.
5º Gera impacto nos resultados financeiros da empresa – Quando a empresa investe no SAC e o cliente tem um retorno positivo do contato estabelecido por esse canal, sem dúvida, uma das consequências é que a empresa alcança maiores lucros, assim como resultados financeiros positivos. Assim, a empresa que investe no SAC e entende sua importância será uma instituição que apresentará uma constante evolução. Tal crescimento se refletirá em todas as áreas, desde os relacionamentos dentro da instituição até o aumento da geração de renda. Então, invista no SAC de sua empresa! Não perca tempo!