Público Alvo: COMO DEFINIR E ALCANÇAR MEU?

Público Alvo, esse é o passo inicial para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso. Após a definição do seu target, é bem mais fácil entender e desenvolver estratégias de marketing e conteúdos que se adequam aos interesses e objetivos do seu público. Ao entrar em contato com as pessoas certas, você dialogará com quem já está disposto a investir em seus produtos e/ou serviços.

Algumas pessoas, consideram que definir o público-alvo é tarefa exclusiva de negócios que estão começando. Porém, assim como empresas que estão “engatinhando”, companhias que já existem há algum tempo e não tem obtido resultados em suas ações, também podem rever as informações e refazer a pesquisa de mercado a fim de descobrir se seu público-alvo continua o mesmo ou se seus investimentos estão nas pessoas erradas.

A cada dia que passa as ações de marketing e principalmente de marketing digital estão cada vez mais personalizadas, para que o público entenda que você está falando realmente com ele e não com uma massa de maneira genérica. Quanto mais genérico for a comunicação da sua empresa com o seu público alvo, menor será o engajamento deles com você.

Por isso, criamos um conteúdo especial para você entender sobre um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu negócio, o público alvo.

 

O que é público-alvo?

Também chamado de target, o público-alvo é uma fração da sociedade que possuem um perfil semelhante e que a empresa irá direcionar suas ações de marketing.

É possível segmentar os consumidores em grupos com interesses, objetivos, grau de escolaridade e gênero similares, por exemplo. Quanto mais completo o perfil estabelecido, maior será a chance do seu negócio conseguir manter um relacionamento satisfatório com o cliente.

Tenha em mente que pessoas diferentes possuem necessidades diferentes e o consumidor segue se tornando cada vez mais específico. Por isso, direcionar seus investimentos para o público errado significa desperdiçar recursos, como dinheiro e tempo dos seus colaboradores.

 

E qual a importância de conhecer o público alvo?

Quando existe o conhecimento do público alvo, todos os procedimentos da jornada do seu cliente com a sua marca ficam mais claras e objetivas. Você irá saber quais são suas dores e utilizar uma linguagem mais adequada para realizar um contato com ele, assim alcançar um alto nível de satisfação por parte do cliente ficará mais fácil.

No SAC, não é diferente. É necessário que tomemos o conhecimento do cliente, para oferecer um atendimento de acordo com o seu perfil e os processos sejam realizados de forma que os agrade.

Conhecer o perfil do público alvo, pode modificar diversos procedimentos dentro da sua empresa, principalmente quando você deseja inserir uma cultura Customer Centric, onde o seu cliente é o foco de todos os departamentos da sua empresa.

  

Devo realizar uma pesquisa de mercado?

Ter conhecimento sobre o ambiente em que sua empresa está inserida, compreender os desafios e descobrir necessidades que ainda não foram exploradas são só algumas informações que uma pesquisa mercadológica trás para seu negócio.

Então, sim. Você DEVE investir. A pesquisa mercadológica proporciona a descrição dos clientes em aspectos qualitativos (comportamentais, renda, hábitos de consumo, escolaridade, estilo de vida etc.) e quantitativos (participação da empresa no mercado, potencial do mercado, entre outros). E por meio da interpretação e análise dos dados resultantes da pesquisa de mercado, é possível também, ver a estratégia dos concorrentes, observar seus pontos fracos e fortes e assim, elaborar estratégias mais competitivas.

Para realizar uma pesquisa, você pode perguntar informações importantes para seu negócio diretamente aos seus consumidores. Extrair dados do Google Analytics e acessar os bancos de dados de organizações que realizam pesquisas de massa, como o SEBRAE , associações e sindicatos comerciais.

Busque conversar com os seus clientes e com alguns leads que chegou a conversar, mas não converteu em uma compra efetiva. Procure entender os motivos que os seus clientes compraram algo de você e o motivo para os outros leads não terem comprado algo de você. Entenda qual o valor identificado por cada grupo e principalmente quais são suas dores.

A partir dessa conversa, você poderá retirar insights valiosos para fortalecer a estratégia do seu negócio.

 

Público-alvo ou Persona?

Os dois conceitos são bastante confundidos e algumas vezes, são até considerados sinônimos. Porém, são duas coisas diferentes.

O público-alvo, de forma resumida, é o perfil geral dos potenciais clientes, com informações como idade, gênero, grau de escolaridade, poder aquisitivo, localização geográfica, entre outros. Representa uma fatia da população, um grupo de pessoas.

Já a persona é uma representação do perfil de comprador que seria o seu cliente ideal. É uma pessoa fictícia, com características dos seus clientes reais, construída com baseamento em pesquisas. De forma mais simples, a persona é uma definição mais específica, enquanto o público-alvo vê o todo.

Exemplificando:

Público-alvo – Mulheres, de 25 a 35 anos, residentes em São Bernardo do Campo/SP, com formação superior, renda entre 4 e 5 mil reais, apaixonadas por animais de estimação e com perfis nas principais redes sociais.

Persona – Bianca, 27 anos. Reside no Centro, em SBC/SP. Formada em veterinária, possui três gatos. Segue e participa de diversos grupos sobre animais domésticos nas redes sociais e está sempre publicando atualizações sobre seus felinos.

Para definir sua persona, é necessário ter um conhecimento profundo dos seus produtos, serviços e entender o seu público-alvo.

Não importa qual o tamanho da sua empresa, definir seu público-alvo é uma forma de direcionar suas ações de marketing de maneira mais eficiente, além de evitar gastos e esforços desnecessários que não trarão resultados.

 

Perguntas que ajudam na definição do público alvo?

Onde eles encontraram sua empresa?

Saber onde a sua empresa foi encontrada tanto para quem se tornou um cliente e para quem não converteu é importante para saber qual canal de aquisição está trazendo os melhores resultados para a sua empresa e principalmente entender quais os canais seu público alvo está presente.

 

Quais são os pontos positivos e negativos que eles enxergaram no seu produto?

Quando perguntamos para o proprietário ou vendedor de um produto, quais são os benefícios, certamente ele irá falar diversos pontos positivos e poucos ou nenhum negativos.

Isso causa um grande problema para entender o que o público alvo deseja ter. Nesse momento é crucial que a visão do público alvo prevaleça. Por mais que o público aponte alguns pontos negativos que na verdade são apenas mal entendidos, o importante é saber como ele enxerga isso.

E a partir disso, você terá que encontrar ferramentas para educá-lo e mostrar os reais benefícios dos seus produtos.  Quando isso ocorrer, avalie essa informação como um ponto de melhoria para otimizar a comunicação com o seu público alvo.

 

Quais são suas dificuldades?

Conhecer as dores e dificuldades dos seus clientes, é importante para utilizar os gatilhos corretos em suas abordagens e até mesmo os conteúdos que irá produzir. No marketing de conteúdo, é primordial que você crie conteúdo de valor que ajude a solucionar suas dores e problemas.

Por isso, fique sempre atento ao que acontece em torno dos seu público alvo, pois novos problemas e dores podem surgir para ele.

 

Conclusão

Compreender quem é o público alvo do seu produto/serviço pode ser até complexo e difícil, mas irá facilitar todas as suas ações para atingir essa pessoa com maior eficiência.  É esse processo que irá direcionar você para o melhor posicionamento, comunicação e abordagem que deve ser feita para alcançar o seu objetivo.

Sempre que está em um contato direto com o seu público alvo, é importante extrair o máximo de informações possíveis para fortalecer a sua estratégia e principalmente o foco é ajudar a solucionar o seu problema. Dessa forma, você conseguirá oferecer uma experiência satisfatória para o seu cliente, durante a jornada dele com a sua empresa.

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