SAC interno ou terceirizado – Saiba os prós e contras

Que o serviço de SAC é obrigatório para qualquer empresa, todos já sabemos. No entanto, o modelo de implementação do serviço ainda gera discussões: SAC interno ou terceirizado?

 

Infelizmente essa não é uma pergunta de uma resposta só e sempre vai depender da realidade de cada empresa.

 

O SAC pode ter diversos objetivos, seja para se relacionar com o cliente, vender, solucionar problemas, registrar reclamações, negociar e por aí vai, para que ele atinja o objetivo com sucesso é preciso saber fazê-lo funcionar corretamente.

 

Então qual seria a melhor opção para que isso aconteça, o SAC interno ou terceirizado?

 

Bem, um fator que pode ser decisivo para definir se é melhor ter o SAC interno ou terceirizado é a demanda da sua empresa. No caso, a demanda de atendimento que ela possui ou pretende possuir em um futuro próximo.

 

Se o seu negócio ainda é pequeno, está ingressando agora no mercado, ou já está consolidada, mas não depende tanto do telefone para atender seus clientes, então talvez ela consiga dar conta sozinha de prestar o atendimento e manter o SAC internamente.

 

Mas isso não quer dizer que não seja necessário possuir toda a infraestrutura necessária para um call center, como estação de trabalho, equipamentos, tecnologias, ferramentas importantes, além de claro, todo o quadro de funcionário treinado para isso.

 

Veja então, o que é preciso para manter um SAC interno ou terceirizado:

 

FERRAMENTAS E TECNOLOGIAS

 

Prestar o atendimento ao cliente, toda a aparelhagem e infraestrutura fica integralmente por sua conta quando se opta pelo SAC interno, bem como toda manutenção necessária para manter tudo funcionando corretamente.

 

Isso inclui ter uma URA de atendimento, aparelhos de acompanhamento e gravação das ligações, sistemas de TMA e TME e tudo mais que você pode ver mais em nosso artigo sobre dicas de telemarketing para vender mais, fundamentais para seus atendentes.

 

Por isso que na maioria das vezes, mesmo – e principalmente – se a demanda de atendimento da empresa não seja ainda muito grande, vale a pena terceirizar o SAC com toda certeza, pois o custo com todos esses equipamentos pode ser muito alto, além de ser necessário possuir toda a expertise para conseguir implementar e manter toda essa estrutura e o que pode não compensar.

 

Uma empresa especializada já possui tudo isso pronto e está preparada para executar o trabalho para você. É por isso que a InHouse possui todas as soluções para pequenas empresas, clique aqui e saiba mais!

 

Contact Center 2.0: o Guia básico para um atendimento de excelência

 

GESTÃO DE PESSOAS:

 

Para oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes, sua equipe precisa estar bem treinada e capacitada. Todos os envolvidos devem ser experientes no assunto, possuir todo o conhecimento necessário dos processos e tecnologias utilizadas.

 

Será necessário ter uma liderança que seja capaz de gerenciar todos os funcionários, tempo das ligações dos mesmos, organizar as escalas de trabalho, monitorar a qualidade do atendimento prestado um a um, ou seja, um líder que precisará lidar com toda a questão de departamento pessoal e recursos humanos e conhecer todas as táticas de vendas, conversão e tudo mais.

 

Ao optar por manter o SAC interno, a fim de diminuir os custos você pode cometer um erro gravíssimo de deslocar funcionários de outras funções e atividades para executar o trabalho de relacionamento e atendimento ao cliente e isso pode sobrecarregar estes colaboradores.

 

Desta forma eles não conseguirão ter o foco que precisa para executar ambas as funções. Problema que não existe ao contratar uma empresa especializada. Todos os gestores, líderes, colaboradores e agentes já estão prontos para fazer exatamente a função que precisa e garantir o sucesso de sua empresa.

 

Toda a equipe já recebeu o treinamento necessário para oferecer o melhor atendimento para o seu cliente. Desta forma você só recebe os resultados e tem mais tempo para conseguir tomar decisões importantes e assertivas, pensar em novos caminhos e objetivos para o seu negócio. Pensei nisso ao escolher entre SAC interno ou terceirizado.

 

MAIS ESPAÇO NA EMPRESA:

 

Conforme seu negócio vai crescendo a demanda de espaço para acomodar a tudo e a todos no atendimento também. Quando sua empresa cresce rápido demais, você pode não perceber que a estrutura do seu atendimento esteja ficando pequena, não percebe que seu atendimento pode estar “no passado”, que seus equipamentos já não comportam mais todas as informações.

 

Aí chega no ponto em que se faz necessário ampliar todo o departamento e isso significa investir em mais estações de trabalho, mais funcionário, mais tecnologia, ou seja, mais gasto!

 

Ao terceirizar isso não é um problema. Pelo contrário. A própria empresa contratada já terá tudo pronto para perceber todo esse crescimento e providenciará para que seja feito tudo o que for preciso para dar conta do recado, sempre em contato com você.

 

Por essas e outras terceirizar é a melhor opção, confira:

 

Se você é uma pessoa extremamente ocupada e já tem coisas demais para resolver para o seu negócio, detesta tudo o que toma seu tempo e tudo que é muito burocrático, então certamente terceirizar o SAC da sua empresa é a melhor solução.

 

Por todos os fatores citados até agora, juntamente com a necessidade de se preocupar com os resultados obtidos e saber o que fazer com eles, optar pela terceirização o isentará de ter que lidar com toda a papelada e processos que existem no SAC.

 

Você só precisará acompanhar os resultados pelos relatórios oferecidos, que para facilitar ainda mais, hoje em dia são quase todos automatizados e enviados tudo diretamente em seu e-mail.

 

Simples, não acha? Toda aquela loucura de um SAC, não será problema para você.

 

Mesmo assim tem receios, pois acha que de longe não é possível acompanhar o que está sendo feito? Liberte-se disso!

 

Aqui na InHouse por exemplo, estudamos e nos aprofundamos em seu negócio de tal maneira que todo o trabalho será executado de uma forma que nem você, nem seu cliente perceberão qualquer diferença.

 

Imergimos em sua empresa ao nível de obter um entendimento minucioso de todas as suas necessidades aliadas aos seus objetivos e garantimos os resultados esperados levando somente os problemas que realmente são importantes e tudo poderá ser acompanhado por você a qualquer momento que achar necessário.

 

Com tudo isso que apresentamos sobre obter um SAC interno ou terceirizado, podemos concluir o seguinte:

 

SAC interno:

 

  • É possível atender pequenas demandas;
  • Obter informações sobre a empresa de forma mais aproximada;
  • Quando assunto exige um conhecimento muito técnico que somente um especialista pode resolver.

 

Porém:

 

  • Gera alto custo para manter toda a infraestrutura, especialistas em atendimento ao cliente, gestores e líderes.
  • É preciso obter tecnologias modernas, espaço para maquinário e estações de trabalho.
  • Expertise necessária para manter o funcionamento de tudo corretamente, com manutenção periódicas e lidar com a rotatividade dos colaboradores.

 

SAC terceirizado:

 

  • Pode parecer que a distância entre a empresa e os processos seja um empecilho;
  • Quando o assunto é muito específico sobre algum produto ou serviço pode não ser possível do atendimento ser realizado pela contratante com tanta clareza;
  • Dificuldade para acompanhar os trabalhos que estão sendo executados em tempo real.

 

Porém:

 

  • Não demanda espaço, mão de obra e custos de manutenção;
  • Não é necessário remanejar colaboradores de outras atividades;
  • A contratante possui gestores e agentes especializados em atendimento ao cliente, com treinamento e experiência;
  • Filtra e lida com os problemas que possam surgir levando até você só o que realmente importa;
  • Conta com especialistas que possuem expertise em vendas e estratégias de telemarketing campeãs para aumentar as vendas do seu negócio!

 

Ainda tem dúvidas sobre qual é melhor? Confie na InHouse!

 

Como evitar índices negativos para a empresa

 

Somos uma das melhores empresas de SAC terceirizada por diversos clientes ao longo de 30 anos de história. Tenha a certeza de contar com uma empresa de atendimento com expertise em diversos negócios.

 

Fale conosco e nos deixe ajudar você e a sua empresa.

Telefone: (11) 3584-7500

E-mail: contato@inhouse.com.br

Ou se preferir pelo site clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Posso ajudá-lo?