Saiba como transformar a reclamação do consumidor em satisfação

Por mais que uma empresa se esforce em oferecer uma ótima experiência aos consumidores, não é incomum ter que lidar com clientes insatisfeitos por uma série de razões. Porém, mesmo que haja um lado negativo na questão, é possível transformar as reclamações em insights para promover e aumentar a satisfação do cliente.

 

Afinal, cada reclamação destaca uma falha ou um problema que pode ser resolvido para a otimização dos processos. E, em um mercado em que os consumidores são cada vez mais exigentes, é essencial contornar as situações que se mostram desagradáveis.

 

Pesquisas indicam que grande parte dos clientes insatisfeitos irão compartilhar o desagrado com grupos de pessoas que vão fazer uma queixa diretamente para a empresa. Por esse motivo, cada uma delas é importante para direcionar melhor as estratégias.

Como transformar um consumidor insatisfeito em fã da marca?

Por mais difícil que pareça, o cenário de um consumidor, a princípio descontente, pode ser revertido. E, com as estratégias adequadas, é possível aumentar a satisfação do cliente e até mesmo fidelizá-lo.

 

Leia também: As vantagens do autoatendimento.

 

A agilidade na resolução de problemas, por exemplo, pode transformá-lo em fãs e defensores da marca. Segundo o estudo da Harvard Business Review, os clientes com queixas resolvidas em menos de cinco minutos tendem a gastar mais em compras futuras.

 

Mas como fazer isso na prática? Veja dicas importantes para proporcionar a satisfação do cliente:

1. Esteja disposto a ouvir

O primeiro passo para reverter situações negativas com consumidores é estar pronto para ouvi-los. Se há uma reclamação, é essencial compreender o motivo e mostrar que a empresa está disposta a resolver o problema o mais rápido possível.

 

Isso demonstra valorização por parte da marca e permite otimizar a qualidade do processo em questão.

2. Reconheça o erro

Já ouviu aquele ditado que diz que o cliente sempre tem razão? Pois ele se aplica muito bem quando se fala em transformar reclamações em oportunidades. Após entender as razões que levaram a uma queixa, é o momento de reconhecer o erro e se desculpar.

Com isso, a empresa pode garantir a satisfação do cliente. Os consumidores insatisfeitos estão mais dispostos a perdoar uma empresa que oferece um pedido de desculpas do que aquela que propõe compensações.

3. Invista em sistema para gestão do atendimento e garanta a satisfação do cliente

Uma das maiores reclamações de consumidores é sobre a demora e falta de eficiência no atendimento telefônico. Esse é um dos canais mais utilizados para o relacionamento das empresas. Portanto, para garantir a satisfação do cliente, é essencial investir em ferramentas que otimizem os processos.

 

O PABX IP Virtual é a melhor solução para a sua empresa neste sentido. Isso porque permite o gerenciamento do atendimento, já que conta com funcionalidades, como gravação de chamadas e monitoramento via web e em tempo real.

 

Dessa forma, os gestores têm total controle dos processos e podem otimizá-los sempre que for necessário.

 

Outros recursos da solução para melhorar o relacionamento com o cliente são:

 

  • URA personalizada;
  • Criação de filas de atendimento;
  • Sistema de call center completo;
  • Geração de relatórios.

E se você está buscando soluções para o seu atendimento ao cliente, a InHouse analisa a sua operação, estrutura seus pontos de atendimento, treina seus agentes e otimiza processos, garantindo uma excelente experiência aos seus clientes. Visite o nosso site e conheça os nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.