InHouse Contact Center

  • Home
  • Quem somos
    • Campanha UAU!
    • Cases de Sucesso
  • Serviços
    • SAC Terceirizado
    • Monitoria de Qualidade Multichannel
    • Atendimento Terceirizado para ECommerce
    • Televendas Inteligente
    • Pesquisa Multichannel
    • Atualização Cadastral
    • Recall Terceirizado
    • Treinamentos para Call Center
    • Consultoria para sua Área de Atendimento
  • InHouse Technology
  • Conteúdos
    • Ebooks e Materiais Grátis
    • Blog do Contact Center
  • Trabalhe conosco
  • Contato
ih2

Conheça a História do Telemarketing no Brasil

  • POR Silvia Marinho
  • publicado em 06/01/2017

A história do telemarketing no Brasil começou junto com a própria história do telefone no país. Segundo historiadores, o Brasil foi o segundo país no mundo a adotar a tecnologia de comunicação, ainda no século XX.

Mas foi a partir da década de 1980 que seu uso ganhou massiva popularidade no setor comercial em geral. As filiais de multinacionais, cartões de crédito e operadoras de telefonia foram as principais percursoras do seu uso.

Já na década de 1990, a história do telemarketing no Brasil alcançou um novo patamar, com a proteção dos negócios feitos por telefone, que passou a ser prevista no Código de Defesa do Consumidor.

Ao contrário do período em que surgiu, hoje, a definição de telemarketing vai além de realizar vendas por telefone. Qualquer operação comercial realizada por meio do telefone é considerada telemarketing, desde o pré e pós-venda, passando por cobranças, suporte técnico e atendimento ao cliente. Esses serviços são feitos por empresas especializadas que utilizam em suas operações grandes ambientes denominados call centers, ou centrais de atendimento.

 



Segundo o autor Roberto Madruga, o call center é “uma central onde as chamadas são processadas ou recebidas, em alto volume, com objetivos ligados às funções de venda, marketing, serviço ao consumidor, telemarketing, suporte técnico e qualquer outra atividade administrativa especializada. Uma definição antiga descreve o call center como uma central de negócios por telefone combinando um banco de dados centralizado com um sistema de distribuição automático de chamadas.

No entanto essa visão vem se alterando à medida que as empresas percebem que a oferta de um alto nível de serviço é a solução para atrair e manter clientes. Atualmente, os call centers são considerados uma ferramenta competitiva. Em alguns segmentos como catálogos, vendas a varejo, serviços financeiros e etc., um call center pode determinar a própria sobrevivência do negócio.”

No início dos anos 2000, com a chegada da internet nos call centers, o número de canais que permitem a comunicação com os clientes aumentou e o termo Contact Center passou a ser utilizado para abranger o serviço de atendimento ao cliente.

Hoje, o setor representa um dos maiores empregadores do país. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Comércio, Bens e Turismo (CNC), a função para operador de telemarketing é a segunda com o maior número de vagas disponíveis no mercado.

Estudo de caso Nike

AnteriorAnteriorInHouse Organiza Campanha do Agasalho 2015
PróximoTerceirizar o atendimento ao cliente: Mitos x VerdadesPróximo

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

Gerenciamento de contact center
Atendimento ao cliente

Gerenciamento de contact center: Ferramentas e recursos facilitadores

O gerenciamento de contact center não é tarefa fácil. Sempre citamos em nossos artigos que, para garantir uma boa gestão de um SAC, é extremamente

Leia mais »
2 de maio de 2025
Um atendimento multicanal
Atendimento ao cliente

Estratégias eficientes para um atendimento multicanal de sucesso

Hoje em dia, o cliente manda mensagem no WhatsApp, comenta no Instagram, manda e-mail, liga e ainda pode bater na porta da sua loja física,

Leia mais »
30 de abril de 2025
atendimento ao cliente para o público senior
Atendimento ao cliente

3 Dicas de atendimento ao cliente para seniores

O atendimento ao cliente para seniores da sua empresa está adequado para atender o público Sênior? Grandes empresas estão começando a se atentar a importância

Leia mais »
28 de abril de 2025
Atendimento omnichannel
Atendimento ao cliente

O que é Omnichannel? Qual a importância para o atendimento?

Você sabe o que é Omnichannel no atendimento? Sabe a importância desse fator para sua empresa e os seus clientes? Se você ainda não atualizou

Leia mais »
27 de abril de 2025
A monitoria de qualidade
Call Center

Feedback que constrói: A monitoria de qualidade como ferramenta de evolução

Se tem uma coisa que todo mundo que trabalha com atendimento ao cliente já ouviu falar (e muito!) é sobre monitoria de qualidade. Então, mas

Leia mais »
24 de abril de 2025
funil de vendas
Dicas

Funil de vendas: Guia básico para vendedores

O Funil de vendas é uma ferramenta que pode ser o grande diferencial da sua empresa no momento de otimizar o processo de vendas, entender

Leia mais »
22 de abril de 2025
« Anterior Página1 Página2 Página3 Página4 Página5 Seguinte »

Serviços

  • Sac Terceirizado
  • Televendas Ativo e Receptivo
  • Consultoria para sua área de atendimento
  • Pesquisa Multichannel
  • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
  • Ver todos os serviços >
  • InHouse no Paraguai

Materiais

  • Saiba como comparar um Call Center com outro
  • Ebook: Como Abordar o Cliente Para Ele Não Desligar
  • Ebook: Métricas de Telemarketing
  • Ver todos >

Mapa do site

  • Home
  • Quem Somos
  • Blog da InHouse
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Canal da Privacidade e Proteção de Dados
  • Política de Diversidade

Newsletter InHouse

Siga nossas redes sociais

Facebook-f Instagram Linkedin-in Youtube

© Todos os direitos reservados

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.

ok
quero conhecer a política de privacidade