Dicas para criar um script eficiente para suas televendas

Convencer potenciais clientes a comprar o seu produto ou aproveitar seus serviços através de ligações vagas e impessoais pode ser prejudicial para o seu negócio. Desta forma, o serviço de televendas sempre foi popular devido à sua visão focada no consumidor e não apenas em ter uma abordagem de vendas orientada para os negócios. 

Primeiramente, é necessário entender o público-alvo e identificar os tomadores de decisão que podem influenciar o comportamento de compra para, então, converter de maneira inteligente sua intenção de compra em vendas finais.

No serviço de televendas, especialmente se os agentes estiverem fazendo ligações não solicitadas, a necessidade de um script forte e bem definido torna-se fundamental. 

Um script bem articulado e planejado pode fazer maravilhas no cumprimento de suas vendas e outros objetivos de marketing. Acompanhe a leitura a seguir e veja como desenvolver um argumento que gere bons resultados nos negócios!

Dicas para criar scripts de telemarketing eficazes

Listamos a seguir algumas maneiras mais potentes de redigir roteiros de televendas bem-sucedidos e altamente lucrativos. Veja!

Entenda seu produto ou serviço e crie um plano de marketing

É fundamental compreender a missão e as diretrizes da campanha de marketing para o seu cliente e suas necessidades, pois isso o ajudará a traçar um esboço concreto para seus scripts. 

Em alguns casos, o objetivo pode ser apenas criar um certo nível de interesse ou pode ser aumentar as assinaturas. Sem um objetivo claro, não é possível começar a fazer televendas porque o plano de marketing vai depender disso.

Construa uma introdução poderosa

Os primeiros vinte segundos após fazer uma chamada são os mais importantes, sendo necessário entender que a pessoa que atendeu não sabe nada sobre você e por que você ligou, portanto, seu primeiro instinto é resistir, tornando-se ainda mais vital fazer as declarações iniciais com segurança.

Um operador de telemarketing deve sempre começar com uma saudação e informar de qual empresa está ligando.

Faça perguntas claras e precisas

Suas perguntas devem ser diretas, concisas e fáceis de compreender. As perguntas certas são necessárias para deixar seus clientes confortáveis ​​com você e abri-los para uma conversa fluida, tornando a ligação bem-sucedida e frutífera.

Embora suas perguntas devam cobrir os assuntos de sua chamada, elas também devem abordar os problemas do cliente e buscar suas necessidades. Aqui estão alguns pontos a serem lembrados ao elaborar perguntas:

  • não dispare sua lista de perguntas continuamente, pois o cliente em potencial pode se sentir sobrecarregado e isso pode corroer o seu interesse na ligação;
  • organize-as de forma inteligente ao longo do script para garantir melhores respostas do seu cliente potencial;
  • não use termos técnicos ao fazer uma pergunta, pois isso pode confundir seus clientes potenciais. A linguagem fácil irá ajudá-los a entender melhor suas perguntas e corresponder corretamente.

Mantenha espaço para improvisação

Uma das dicas mais importantes para uma televendas bem-sucedida é ter espaço para improvisação. Os melhores roteiros de vendas por telefone são aqueles que permitem improvisar conforme as diversas situações e complexidades que podem surgir durante as ligações.

Veja os scripts de telemarketing como seu roteiro, mas não se intimide em ir de improviso nas situações que exigem isso. Acredite, é uma das características mais importantes para ser um bom vendedor.

Faça mudanças em seus scripts 

Para tornar a televendas mais eficaz, esteja pronto para fazer alterações em seus scripts de telemarketing à medida que aprende os padrões de comportamento do cliente. 

Você pode ter desenvolvido um roteiro perfeito após testes e prática completos, mas com as variáveis ​​de demanda, oferta e mercado, você deve estar disposto a mudar o seu roteiro também caso seja necessário.

Através deste artigo, é possível compreender que o serviço de televendas, especialmente se os agentes estiverem fazendo ligações não solicitadas, a necessidade de um script forte e bem definido é fundamental.

Lembrando que é necessário ter uma adequação a LGPD, que é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, sancionada em agosto de 2018. 

A LGPD determina regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.

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