Convencer potenciais clientes a comprar o seu produto ou aproveitar seus serviços através de ligações vagas e impessoais pode ser prejudicial para o seu negócio. Desta forma, o serviço de televendas sempre foi popular devido à sua visão focada no consumidor e não apenas em ter uma abordagem de vendas orientada para os negócios.
Primeiramente, é necessário entender o público-alvo e identificar os tomadores de decisão que podem influenciar o comportamento de compra para, então, converter de maneira inteligente sua intenção de compra em vendas finais.
No serviço de televendas, especialmente se os agentes estiverem fazendo ligações não solicitadas, a necessidade de um script forte e bem definido torna-se fundamental.
Um script bem articulado e planejado pode fazer maravilhas no cumprimento de suas vendas e outros objetivos de marketing. Acompanhe a leitura a seguir e veja como desenvolver um argumento que gere bons resultados nos negócios!
Dicas para criar scripts de telemarketing eficazes
Listamos a seguir algumas maneiras mais potentes de redigir roteiros de televendas bem-sucedidos e altamente lucrativos. Veja!
Entenda seu produto ou serviço e crie um plano de marketing
É fundamental compreender a missão e as diretrizes da campanha de marketing para o seu cliente e suas necessidades, pois isso o ajudará a traçar um esboço concreto para seus scripts.
Em alguns casos, o objetivo pode ser apenas criar um certo nível de interesse ou pode ser aumentar as assinaturas. Sem um objetivo claro, não é possível começar a fazer televendas porque o plano de marketing vai depender disso.
Construa uma introdução poderosa
Os primeiros vinte segundos após fazer uma chamada são os mais importantes, sendo necessário entender que a pessoa que atendeu não sabe nada sobre você e por que você ligou, portanto, seu primeiro instinto é resistir, tornando-se ainda mais vital fazer as declarações iniciais com segurança.
Um operador de telemarketing deve sempre começar com uma saudação e informar de qual empresa está ligando.
Faça perguntas claras e precisas
Suas perguntas devem ser diretas, concisas e fáceis de compreender. As perguntas certas são necessárias para deixar seus clientes confortáveis com você e abri-los para uma conversa fluida, tornando a ligação bem-sucedida e frutífera.
Embora suas perguntas devam cobrir os assuntos de sua chamada, elas também devem abordar os problemas do cliente e buscar suas necessidades. Aqui estão alguns pontos a serem lembrados ao elaborar perguntas:
- não dispare sua lista de perguntas continuamente, pois o cliente em potencial pode se sentir sobrecarregado e isso pode corroer o seu interesse na ligação;
- organize-as de forma inteligente ao longo do script para garantir melhores respostas do seu cliente potencial;
- não use termos técnicos ao fazer uma pergunta, pois isso pode confundir seus clientes potenciais. A linguagem fácil irá ajudá-los a entender melhor suas perguntas e corresponder corretamente.
Mantenha espaço para improvisação
Uma das dicas mais importantes para uma televendas bem-sucedida é ter espaço para improvisação. Os melhores roteiros de vendas por telefone são aqueles que permitem improvisar conforme as diversas situações e complexidades que podem surgir durante as ligações.
Veja os scripts de telemarketing como seu roteiro, mas não se intimide em ir de improviso nas situações que exigem isso. Acredite, é uma das características mais importantes para ser um bom vendedor.
Faça mudanças em seus scripts
Para tornar a televendas mais eficaz, esteja pronto para fazer alterações em seus scripts de telemarketing à medida que aprende os padrões de comportamento do cliente.
Você pode ter desenvolvido um roteiro perfeito após testes e prática completos, mas com as variáveis de demanda, oferta e mercado, você deve estar disposto a mudar o seu roteiro também caso seja necessário.
Através deste artigo, é possível compreender que o serviço de televendas, especialmente se os agentes estiverem fazendo ligações não solicitadas, a necessidade de um script forte e bem definido é fundamental.
Lembrando que é necessário ter uma adequação a LGPD, que é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, sancionada em agosto de 2018.
A LGPD determina regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.
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