O que é endomarketing?

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O marketing externo descreve a promoção e distribuição de marcas e produtos aos clientes da empresa. Os profissionais na área, na maioria das organizações, passam a maior parte do tempo criando e executando estratégias externas que impulsionam a receita e a obtenção de metas de vendas para a organização.

Em contrapartida, há uma área separada que recebe menor atenção: o endomarketing. O marketing interno se refere à promoção dos objetivos, processos, cultura, marcas, produtos e serviços de uma empresa para funcionários e membros da equipe.

Acompanhe a leitura a seguir e entenda a função e as vantagens de investir no marketing interno de uma empresa!

Qual é a diferença entre endomarketing e marketing externo?

Quando as empresas comercializam internamente, normalmente têm objetivos e intenções diferentes do que quando comercializam externamente. 

Desta forma, o objetivo do endomarketing é manter os colaboradores engajados, difundir conhecimento sobre as atividades da organização e contribuir para que os colaboradores tenham uma imagem positiva da cultura e da marca organizacional. 

Em contrapartida, o objetivo do marketing externo tem como função gerar conhecimento da marca e, consequente, aumentar o número de leads, oportunidades e vendas para a empresa.

Em última análise, o endomarketing tem mais a ver com a venda da visão e missão da empresa do que com a venda de produtos, mas ainda desempenha um papel importante em moderar o comportamento dos funcionários e garantir o sucesso da empresa no mercado.

Por que o endomarketing é importante?

Enquanto o marketing externo se concentra principalmente em ajudar uma empresa a atingir seus objetivos por meio do reconhecimento da marca, geração de leads e vendas, o endomarketing desempenha um papel diferente, mas igualmente importante no sucesso do negócio. Os objetivos mais importantes do marketing interno podem ser resumidos como:

  • Aumentar o envolvimento dos funcionários com a organização e seus objetivos;
  • Promover a defesa da marca entre os funcionários;
  • Capacitar a equipe para fornecer as melhores informações aos clientes em potencial;

Quando consideramos o que pode acontecer quando os empregadores deixam de cumprir esses objetivos, deve ficar claro que o marketing interno é necessário para garantir o sucesso contínuo do negócio.

O engajamento dos funcionários tem a ver com a criação de condições nas quais os mesmos se sintam apaixonados pelo trabalho que fazem e motivados a dar o melhor de si. Funcionários engajados se tornam envolvidos, entusiasmados e comprometidos com as organizações onde trabalham.

Da mesma forma que uma equipe de vendas trabalha para convencer os clientes em potencial do valor de seu produto, os esforços de endomarketing devem trabalhar para convencer os funcionários do valor de sua marca, produto e soluções.

O marketing interno cria uma vantagem competitiva para a organização, fornecendo um fluxo consistente de informações e pontos de discussão que sua equipe pode mencionar ao interagir com os clientes.

Isso capacita a equipe a usar as informações mais atualizadas disponíveis ao interagir com clientes em potencial. Se a empresa tiver um grande sucesso, divulgar a informação por meio do endomarketing pode fornecer à equipe de vendas novas ferramentas e pontos de discussão para apresentar aos clientes em potencial.

Quais são os fatores essenciais para um endomarketing eficaz?

Já definimos o endomarketing e identificamos porque ele é importante para as empresas hoje. A seguir, vejamos algumas das técnicas de marketing interno mais comuns e como elas se relacionam com o engajamento dos funcionários, defesa da marca e capacitação da equipe.

Estratégia corporativa

Os documentos internos de estratégia corporativa estabelecem os objetivos da empresa para o futuro, incluindo sua missão e valores, como ela alocará recursos, em quais mercados participará e como alcançará uma vantagem competitiva. 

A estratégia corporativa cria uma oportunidade para gerentes e executivos gerarem adesão da equipe que pode alinhar seus comportamentos com os objetivos organizacionais e impulsionar o alcance das metas.

Relação de confiança bidirecional

Manter uma relação de confiança entre a empresa e seus funcionários é um aspecto essencial do endomarketing. 

Se uma empresa retém informações de seus funcionários, deturpa as características do produto para compradores em potencial ou se envolve em outro comportamento não confiável, os funcionários não ficarão motivados a recomendar a marca a seus familiares e amigos.

Comunicação interna

As mensagens e comunicações devem fluir perfeitamente pela organização para garantir que a empresa possa envolver os funcionários em todos os níveis. 

Se a empresa conquistar uma grande conta ou alcançar um grande sucesso operacional, espalhar a palavra por toda a empresa pode aumentar o envolvimento dos funcionários, desenvolver a defesa da marca e equipar os membros da equipe com pontos de discussão adicionais para interações com o cliente.

Experiência de integração

O processo de integração dura entre duas semanas e seis meses na maioria das organizações e representa a primeira vez que os novos contratados são expostos ao funcionamento interno da empresa. 

A experiência de integração deve ser projetada para estabelecer uma nova contratação para o sucesso, garantindo que eles aceitem a cultura organizacional, os objetivos e seu papel em ajudar a empresa a atingir suas metas.

Cultura do local de trabalho

A cultura do local de trabalho desempenha um papel significativo no marketing interno. Se os funcionários se sentem respeitados por seu gerente, acreditam que suas opiniões são importantes e suas vozes são ouvidas e gostam de ir para o trabalho diariamente, é muito provável que eles façam seu melhor trabalho de forma consistente. 

Em contraste, um funcionário que teme ir para o trabalho todas as manhãs, provavelmente nunca atuará como um defensor da marca para sua organização.

Quais são as vantagens do endomarketing?

O marketing interno ajuda a criar alinhamento entre as metas, objetivos organizacionais, esforços e comportamento dos funcionários. 

Comunicações internas eficazes garantem que as mensagens sejam disseminadas por toda a empresa, mantendo todos atualizados sobre as últimas notícias e atualizações e dando constantemente aos funcionários novos motivos para se sentirem orgulhosos da organização para a qual trabalham.

Quando os funcionários acreditam na empresa e em sua missão, sentem-se positivos em relação à cultura e ao ambiente de trabalho, favorecem as condições ideais para defender a marca e alinhar as equipes de marketing e vendas, garantindo o sucesso do negócio.

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