5 dicas para uma customer experience excelente

Estamos em um momento onde os indivíduos se tornam cada vez mais críticos e detentores da liberdade de expressão que, com a evolução constante das tecnologias, têm sido impulsionada pela facilidade de compartilhamento e acesso imediato a todo e qualquer tipo de informação.

 

Esse cenário faz com que os hábitos de consumo se renovem em um curto período de tempo. Assim, o perfil dos clientes está cada vez mais difícil de ser desenhado e traz consigo cada vez mais infidelidade e intolerância.

 

Seja como consumidor ou vendedor, certamente você já foi vítima desse fenômeno o qual tecnicamente é chamado de VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity).

 

Não vamos entrar nos detalhes sobre o VUCA, mas perceba como essa agilidade e quantidade de informações tem tornado qualquer processo de decisão mais complexo e cansativo. Afinal, tantas informações espalhadas em tantas mídias, exige mais trabalho na interpretação e análise dos fatos.

 

Como consumidores, acabamos optando pela alternativa que mais parece se preocupar com nossas necessidades. Estamos indo atrás de produtos e serviços que nos encantem independente da sua marca.

 

Como vendedores, temos o desafio de atrair esses consumidores através do encantamento. Mas, se o pós-vendas não conseguir mantê-lo, este nunca mais volta. E sabe o pior? A grande maioria dos consumidores insatisfeitos utiliza os mais diversos canais de comunicação para contar como foi sua experiência.

 

Para te ajudar a lidar com esse “novo” perfil é importante analisar e planejar cada ponto da jornada de experiência com seu produto e/ou serviço.

 

O grande desafio está em fazer com que o cliente tenha suas expectativas (ao menos) atendidas em todos os aspectos possíveis. Desde o momento em que ele ouve falar do seu negócio, durante toda a venda, as interações com seu serviço, o uso do produto e até mesmo quando ele decide não utilizá-lo mais.

O que é Customer Experience

Foi-se o tempo em que uma empresa sobrevivia com seus esforços voltados na lucratividade sem pensar no processo que leva o cliente a abrir a carteira.

 

Se você ainda não acordou para essa realidade dê uma olhada nos serviços que o cercam.

Perceba qual é o foco das empresas que mais estão crescendo e tirando o espaço de outras que até então eram consagradas ou referências.

 

Podemos concluir que a inovação está ligada ao reconhecimento das necessidades e opiniões do público em todos os seus níveis e formatos.

 

Esse é o novo “segredo” para alavancar os lucros e fidelizar clientes. A isso damos o nome de Customer Experience (CX). Seu planejamento envolve 3 etapas:

 

  • a jornada do cliente dividida em 3 fases (antes, durante e depois);
  • os pontos de contato com a empresa ao longo dessa jornada;
  • os ambientes nos quais esse cliente vive suas experiências com a empresa.

Como criar uma boa experiência

Buscar por uma boa experiência deve ser um trabalho contínuo. Para te ajudar, separamos 5 dicas de como iniciar essa busca, veja a seguir!

1- Conheça seu cliente

Não basta criar um discurso que convença o cliente do quão boa sua empresa é. O que o cliente quer saber é se você entende a realidade do mercado em que ele está inserido e se é capaz de atender seus desafios.

 

Portanto, saia da sua zona de conforto. Leia sobre outros assuntos, frequente lugares diferentes e permita-se aprender algo novo todos os dias.

2- Se coloque no lugar do seu cliente

Qualquer vendedor sabe muito bem como criar um vínculo emocional com o cliente. Existem livros e mais livros sobre técnicas de vendas. O que os livros não são capazes de ensinar é o que se passa na cabeça de cada pessoa.

 

Para ser mais assertivo, crie o hábito de realizar pesquisas, entrevistas, grupos focais, definir personas, fazer observações em campo e, principalmente, tente se colocar no lugar do seu cliente.

3-  Crie um diferencial

Fazer o que todo mundo faz não traz destaque para uma empresa. Sair do “mundinho dos concorrentes” ajuda a expandir os horizontes, trazer soluções criativas e experiências memoráveis. Vá em busca disso.

4- Ofereça informações relevantes

O maior erro das empresas é criar uma comunicação voltada ao que elas querem que os clientes saibam e esquecer se isso é relevante para eles.

 

Essa prática além de fazer com que as pessoas percam seu valioso tempo, faz com que os leads de qualidade e as boas oportunidades desapareçam.

 

O ideal é criar uma comunicação que mostre:

 

  • Como seu produto ou serviço se encaixa na vida do cliente;
  • Quais problemas ajuda a resolver;
  • Qual o diferencial;
  • Qual sua experiência no mercado de atuação do cliente;
  • Quais são as razões para confiar na sua empresa;
  • Relatos e testemunhos que comprovem o quão excelente é o seu trabalho.

5- Seja ágil

Um atendimento eficiente é aquele que não deixa o cliente esperando por uma resposta. Enquanto ele espera o seu contato, certamente já encontrou outras formas de resolver o problema.

 

Otimize processos, corte burocracias e pare de colecionar cartões e criar listas infinitas de e-mails. Lembre-se que eficiência é questão de sobrevivência no contexto atual.

E se você está buscando soluções para o seu atendimento ao cliente, a InHouse poderá te ajudar a garantir uma excelente experiência aos seus clientes. Visite o nosso site e conheça os nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

Guia definitivo do Contact Center
Atendimento ao cliente

Guia definitivo do Contact Center

Apesar de muitas empresas hospedarem centros de atendimento apenas online, muitos clientes ainda optam por entrar em contato com o contact center, através do atendimento

Leia mais »

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Posso ajudá-lo?