• Home
  • Quem somos
    • Campanha UAU!
  • Serviços
    • Contact Center
      • SAC Terceirizado
      • Televendas Ativo e Receptivo
      • Atendimento Terceirizado para ECommerce
      • SAC via Whatsapp
      • Pesquisa Multichannel
      • Recall Terceirizado
      • Serviço de Apoio Força de Vendas
      • VENDA+REP | Visitação médica virtual
      • RSVP – Serviço de Confirmação de Presença
      • Outros Serviços de Contact Center
    • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
      • CRM para Contact Center
    • Servicos Modulares
      • Treinamentos para Call Center
      • Terceirização de Recursos Humanos
      • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
      • Elaboração de Procedimentos para Contact Center
      • Monitoria de Qualidade Multichannel
    • Consultoria para sua Área de Atendimento
  • Cases de Sucesso
  • Conteúdos
    • Ebooks e Materiais Grátis
    • Blog do Contact Center
  • Trabalhe conosco
  • Contato
Menu
  • Home
  • Quem somos
    • Campanha UAU!
  • Serviços
    • Contact Center
      • SAC Terceirizado
      • Televendas Ativo e Receptivo
      • Atendimento Terceirizado para ECommerce
      • SAC via Whatsapp
      • Pesquisa Multichannel
      • Recall Terceirizado
      • Serviço de Apoio Força de Vendas
      • VENDA+REP | Visitação médica virtual
      • RSVP – Serviço de Confirmação de Presença
      • Outros Serviços de Contact Center
    • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
      • CRM para Contact Center
    • Servicos Modulares
      • Treinamentos para Call Center
      • Terceirização de Recursos Humanos
      • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
      • Elaboração de Procedimentos para Contact Center
      • Monitoria de Qualidade Multichannel
    • Consultoria para sua Área de Atendimento
  • Cases de Sucesso
  • Conteúdos
    • Ebooks e Materiais Grátis
    • Blog do Contact Center
  • Trabalhe conosco
  • Contato
Orçamento

Campanha Não Perturbe: como ela impacta seu negócio?

  • By Silvia Marinho
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em relação a campanha não perturbe, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cerca de ⅓ de todas as chamadas telefônicas realizadas no Brasil têm como objetivo a venda de serviços de telecomunicações. Apesar disso, é comum ouvir queixas a respeito da frequência e do horário de tais ligações, bem como do fato de que elas são recebidas mesmo após o consumidor reiteradamente demonstrar desinteresse no que lhe é oferecido.

Para sanar a questão, a agência criou a chamada lista de “não perturbe”. Trata-se de uma plataforma na qual o cidadão pode colocar seu número, com o objetivo de deixar de receber tais chamadas. Contudo, essa medida tem sido mal interpretada por muitas pessoas, que a interpretam como o fim dos contact centers, o que não é verdade. Confira algumas informações importantes sobre ela a seguir.

A adesão não é obrigatória

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as empresas não estão proibidas de entrar em contato com todos os consumidores: a vedação se aplica apenas àqueles que cadastrarem seus números no banco de dados. Todos os demais ainda podem ser contactados pelas companhias normalmente.

Apesar disso, é preciso ter em mente que toda qualquer empresa deve seguir essa regra à risca. O motivo por trás disso são as pesadas sanções aplicadas em caso de descumprimento: as multas podem chegar a R$ 50 milhões.

 

Nem todos os setores aderiram à campanha

Com a lista de “não perturbe”, há quem pensa que os contact centers ficarão inúteis. Mais uma vez, isso não é verdade: a medida se aplica apenas a empresa do ramo de telecomunicações, e aos consumidores que se cadastrarem na plataforma. Estabelecimentos dos demais setores podem fazer telemarketing normalmente.

Ainda assim, é preciso que os gestores desses negócios ajam com bom senso: ninguém gosta de receber ligações frequentes demais, em horários inoportunos ou que ofereçam produtos e serviços pelos quais não se interessam. Em outras palavras, com ou sem lista de “não perturbe”, segmentar a base é uma medida importante.

 

Nem todos os tipos de contatos são vedados

A Anatel é clara: os consumidores inscritos na lista não podem receber chamadas que ofereçam serviços de telecomunicações. Na prática, quaisquer outras situações podem ser resolvidas por meio de ligações.

Entretanto, é preciso ter em mente que, em determinados casos, há diplomas legais que regulam a realização de tais chamadas. Por exemplo: no caso de cobrança de dívidas, as empresas do setor são proibidas de ligar para os devedores em determinados dias e horários. Além disso, é proibido, em qualquer caso, imputar-lhe qualquer constrangimento, como por meio de chamadas para o local de trabalho e/ou os números de parentes, por exemplo. Quem violar essa norma pode ser acionado juridicamente, e, assim, condenado a pagar indenizações à pessoa lesada.

 

O bloqueio não é imediato

Por último, mas não menos importante, é interessante ressaltar que, uma vez que uma pessoa coloca seu número na lista de “não perturbe”, há um prazo para que as empresas atualizem seu banco de dados e parem de realizar chamadas. O intervalo fixado pela Anatel para tal é de 30 dias: dentro dele, as ligações podem ser feitas normalmente.

 


Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AnteriorAnteriorSatisfação do cliente: como e por que medir?
PróximoClima organizacional: por que é muito importante em empresas de serviços?Próximo

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

experiencia do cliente no atendimento
Experiência do cliente

Experiência do cliente no atendimento

Sem dúvidas a experiência do cliente no atendimento é um dos principais pontos da jornada do cliente. Muito se fala hoje em dia sobre se

Leia mais »
14 de janeiro de 2021
Satisfação de clientes

O que fazer com clientes detratores?

Todas as empresas possuem clientes detratores, mas nem todas sabem lidar com eles. Em um mundo digital que vivemos hoje, saber lidar com clientes é

Leia mais »
7 de janeiro de 2021
reclamações dos clientes
Experiência do cliente

Como diminuir as reclamações dos clientes?

Receber reclamações dos clientes nem sempre é algo agradável, mas vamos mostrar para você o lado positivo de recebe-las e como diminui-las. As pessoas reclamam.

Leia mais »
30 de dezembro de 2020
Pesquisa com call center
Pesquisas e Dados

Pesquisa de mercado: O que é, como fazer uma?

A pesquisa de mercado é a coleta e análise de dados que podem estar relacionados com o segmento, público ou mercado de atuação, para conhecer,

Leia mais »
14 de dezembro de 2020
consultoria de call center
Atendimento ao cliente

Consultoria de Call Center: como funciona?

A consultoria de call center pode solucionar muitos problemas presentes em sua empresa. Juntamente com ela, você e seus funcionários, através de mudanças de ações

Leia mais »
10 de dezembro de 2020
benchmarking no atendimento ao cliente
Atendimento ao cliente

Como fazer um benchmarking no atendimento ao cliente?

Realizar um Benchmarking no atendimento ao cliente da sua empresa é de extrema importância para ter um parâmetro do nível de qualidade que o seu

Leia mais »
4 de dezembro de 2020
« Anterior Página1 Página2 Página3 Página4 Página5 Seguinte »

Serviços

  • Sac Terceirizado
  • Televendas Ativo e Receptivo
  • Consultoria para sua área de atendimento
  • Pesquisa Multichannel
  • Tecnologia para Gerenciar seu Contact Center
  • Ver todos os serviços >

Materiais

  • Saiba como comparar um Call Center com outro
  • Ebook: Como Abordar o Cliente Para Ele Não Desligar
  • Ebook: Métricas de Telemarketing
  • Ver todos >

Mapa do site

  • Home
  • Quem Somos
  • Blog da InHouse
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Cases de Sucesso

Newsletter InHouse

Siga nossas redes sociais

Facebook
Twitter
Instagram
Linkedin
Youtube

© Todos os direitos reservados

Criado por Leme do Marketing

Em parceria com a Agência Novo Foco.

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.

ok
quero conhecer a política de privacidade