Conheça o Método da Disney de Encantar o Cliente – H.E.A.R.D.

Você conhece o método H.E.A.R.D.? Com o passar do tempo, as empresas evoluíram e melhoraram a maneira como se relacionam com os seus clientes. Isso é o resultado da competitividade do mercado.

Atualmente, a necessidade de encantar os clientes é enorme para que eles retornem e sejam fidelizados. Você sabia, por exemplo, que 96,7% dos clientes brasileiros consideram o atendimento ao cliente satisfatório quando são escutados por um atendente?

Para que essa satisfação aconteça, é importante ter atenção às possibilidades de oferecer um atendimento melhor e mais humano, fazendo com que a empresa se destaque no meio de todos os concorrentes.

Preparamos este material com cuidado para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, então leia este artigo até o final para conhecer o método H.E.A.R.D de encantar clientes.

Entenda mais sobre o método H.E.A.R.D.

H.E.A.R.D. é uma sigla para Hear, Empathize, Apologize, Resolve e Diagnose, ou seja: Ouça, Empatize-se, Desculpe-se, Resolva e Diagnostique. Esse método foi criado pela Disney para encantar as pessoas com os seus produtos e serviços.

Só de saber que foi a Disney quem criou esta forma de oferecer mais excelência aos consumidores já dá um peso para o assunto, você concorda? Ir para a Disney é o sonho de milhões de pessoas ao redor do mundo, fato que evidencia o desejo criado pela marca.

É por isso que se torna válido entender o método H.E.A.R.D. Conheça mais sobre cada tópico da sigla logo abaixo:

– Hear: escute com muita atenção o que o seu cliente tem a dizer, deixando que ele fale tudo o que deseja. Ouvir o cliente é um passo importante para entendê-lo completamente, desde os seus problemas até os seus desejos.

– Empathize: se coloque no lugar do seu cliente para compreender qual é a necessidade dele e o que você pode oferecer, com os seus produtos ou serviços, para ajudá-lo. Dessa forma, você terá mais certeza de como atender as necessidades do cliente.

– Apologize: quando a empresa erra, nada melhor do que pedir desculpas de maneira verdadeira. Entender que errou com muita humildade ajuda a melhorar a relação com o cliente de maneira significativa, mas cuidado para não transformar o pedido de desculpas em outro problema.

– Resolve: resolver as pendências e os erros com os clientes é uma etapa importantíssima. Reconheça o valor da sua empresa e atue para consertar o que for preciso, demonstrando ao cliente que, mesmo com o erro, você continua sendo uma referência.

– Diagnose: fazer um diagnóstico apurado sobre como é a relação da marca com os clientes é benéfico para corrigir a rota e seguir outros caminhos. Entenda as falhas e os acertos do seu produto ou serviço para aprimorar o seu trabalho e evitar os mesmos erros de sempre.

Você também vai gostar de ler: Como Utilizar Dados para Desenvolver uma Experiência Eficaz para o Cliente

Como usar essa estratégia para obter mais sucesso com os clientes

Como você percebeu, o método H.E.A.R.D. é poderoso para melhorar o atendimento ao cliente, estreitando a relação entre ele e a empresa. Portanto, se você usar essa estratégia no seu negócio, terá mais sucesso com os clientes.

Contudo, também é importante levar em consideração outros pontos para pôr em prática o método H.E.A.R.D. na sua empresa.

Foco total nos seus clientes

Você precisa dar atenção aos comportamentos dos clientes para que eles possam ter um engajamento com a sua marca. Foque nos problemas de cada consumidor e entregue a sua solução, seja em forma de produto ou serviço.

O cliente vai se sentir importante e é assim mesmo que deve ser. Quando uma marca foca totalmente nos seus clientes, ela alcança o sucesso desejado com mais rapidez.

A criatividade sempre é uma vantagem

A empresa que investe em soluções criativas, tende a conseguir uma cartela de clientes maior. Isso se deve ao fato da inovação atrair a atenção dos clientes para um problema que eles têm há tempos.

Dessa maneira, o consumidor ficará com a ideia de que a sua marca tem algo inovador a oferecer para ele, contribuindo para que ele continue comprando com você.

Os problemas vão surgir e você precisa solucioná-los

Sim, sempre vai existir um contratempo, mas cabe à empresa solucionar os problemas a fim de garantir a satisfação do cliente. De nada adianta a marca ter algum erro e não ter o mínimo interesse em pensar em uma solução.

Logo, a empresa deve se portar com extremo cuidado para ver o que precisa ser melhorado e entregar o resultado que se espera.

A proatividade conta muito para o cliente

Sabe quando dá para prever algumas situações ruins e todos entendem o que e como fazer para que elas não aconteçam? Pois é, essa proatividade é um fator importantíssimo para que o cliente veja a marca com bons olhos.

A ideia é sempre facilitar o lado do cliente, pensando constantemente em como agradá-lo de maneira consciente.

A experiência do seu cliente deve ser a melhor possível

Contribuir com ações que garantam a boa experiência do cliente é algo fundamental, visto que isso agrega valor à marca e entrega vantagens ao consumidor. A partir disso, é possível tornar todos os trabalhos da empresa mais suscetíveis ao reconhecimento dos clientes.

Com práticas que superem as expectativas, o cliente será facilmente encantado e fidelizado, construindo uma relação mais agradável e de sucesso

Agora que você conhece mais do método H.E.A.R.D., que tal aplicá-lo na sua empresa para melhorar o atendimento aos clientes? Nós, da InHouse, podemos te ajudar com o assunto, é só clicar aqui.

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