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Gestão de pessoas: 4 dicas infalíveis para atrair e reter bons talentos

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Para você criar uma gestão de pessoas eficiente, separamos 4 dicas especiais para você atrair e reter excelentes profissionais na sua equipe corporativa.

Na atualidade, é preciso ter em mente que seus profissionais (principalmente os mais jovens) fazem questão de que o seu ambiente laboral lhes proporcione boas experiências. Do contrário, haverá uma grande dificuldade para reter colaboradores em seu estabelecimento.

A boa notícia é que, por mais que essa seja uma missão difícil, ela está longe de ser impossível: para manter sua equipe satisfeita – e, assim, reduzir a rotatividade – basta aplicar algumas estratégias de gestão de pessoas em seu negócio. Confira algumas delas a seguir.

1. Seja minucioso nas contratações

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de pessoas – e, consequentemente, manter sua equipe satisfeita – é trazer os profissionais certos para o seu estabelecimento. Em outras palavras, é fundamental que o seu processo de contratação seja minucioso.

De acordo com especialistas, isso, na prática, significa que o recrutador deve ir além das informações do currículo. Também é essencial que ele fique atento a itens como:

●      Habilidades interpessoais;

●      Metas no longo prazo;

●      Compatibilidade com a cultura organizacional.

Se isso não for feito, há a chance de que, uma vez que o entusiasmo da novidade tenha passado, aquele profissional note que aquele não é o seu lugar. Do mesmo modo, pessoas que não tem boas habilidades interpessoais podem tornar o ambiente tóxico, custando ao seu negócio colaboradores improdutivos e inúteis.

2. Motive seus funcionários

Uma vez que você tenha recrutado os colaboradores certos, é fundamental mantê-los motivados. Isso pode ser feito por meio de uma série de técnicas que lhes deixem sempre focados em dar o seu melhor, tais como:

●      Bônus/prêmios por atingimento de metas;

●      Planos de carreira e salários;

●      Reconhecimentos diversos, como o funcionário do mês, o melhor atendimento…

Com isso, sua equipe se sentirá sempre perseguindo um novo desafio, o que, por sua vez, reduz as chances de que eles saiam da empresa para buscar algo mais estimulante.

3. Elogie em público, repreenda em particular

Por mais simples que isso possa parecer, todos gostam que as pessoas a seu redor saibam que seu trabalho está trazendo resultados. Desse modo, é muito importante que os gestores da sua empresa sempre façam elogios ao desempenho de seus colaboradores em público.

Já no caso das críticas, é essencial que elas sejam feitas de modo privado. Vale ressaltar que, ainda assim, é fundamental que elas sejam construtivas, e que aquilo que o colaborador faz de bom seja sempre ressaltado.

4. Dê voz à sua equipe

Por último, mas não menos importante, é vital que os seus empregados sintam-se à vontade para falar sobre o que lhes agrada e o que lhes desagrada no ambiente de trabalho. Do mesmo modo, cabe aos proprietários avaliar tais informações, aproveitando-as para fazer melhorias na gestão de pessoas.

De acordo com especialistas, uma das melhores maneiras de se fazer isso é fazendo questionários que possam ser respondidos de forma anônima, que pode ser feito gratuitamente no Google Docs. Assim, seus funcionários se sentirão à vontade para dar feedbacks sinceros a seus gestores.

Na InHouse por exemplo, é aplicado uma integração para que todos os profissionais saibam quem são os sócios e gestores da Empresa, bem como a apresentação de todas as áreas e da cultura organizacional, e um treinamento para todos os novos colaboradores dedicado inteiramente ao projeto da qual ele irá fazer parte. Também é aplicado um programa de treinamentos para todos os profissionais que ocupam a posição de líder, para que possam estar cada vez mais atualizados nos métodos que mais funcionam dentro das equipes.

Há muitos outros processos que aplicamos internamente. Pelos resultados das nossas pesquisas mais de 95% dos nossos profissionais nos indicam, fazendo nos referência quando o assunto é gestão de pessoas.

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Sobre a InHouse

Somos uma empresa de Contact Center e Tecnologia da Informação focada em atender seus clientes com excelente e multicanalidade. Aprenda aqui no blog as melhores práticas de atendimento.

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