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Três vantagens do uso de inteligência artificial no contact center

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Três vantagens do uso de inteligência artificial no contact center

Há algum tempo, com o desenvolvimento tecnológico, tornou-se comum o uso de máquinas e computadores para automação dos canais de atendimento ao consumidor aplicando-se a inteligência artificial no contact center.

A inteligência artificial, ou AI como é a sigla originalmente mais conhecida em inglês, vem tomando conta de empresas de diversos ramos, mas chegou para revolucionar o trabalho do contact center.

Quer entender como? Continue lendo este artigo e descubra as três maiores vantagens do uso da inteligência artificial no contact center, também conhecido como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

 

Vantagens do uso de inteligência artificial no contact center:

 

Há algum tempo, com o desenvolvimento tecnológico, tornou-se comum o uso de máquinas e computadores para automação dos canais de atendimento ao consumidor.

E com o avanço tecnológico, existe também a tendência da inteligência artificial, que vem tomando conta de empresas de diversos ramos, sendo utilizada para otimizar o SAC.

Descubra agora as três maiores vantagens do uso da inteligência artificial no SAC:

 

  1. Velocidade

Vivemos em uma sociedade na qual o tempo é cada vez mais precioso.

O período que uma pessoa passa ao telefone ou preso a um chat com o SAC é frequentemente motivo de reclamações por parte do consumidor, seja pela desorganização ou por falta de profissionalismo.

O fato é que se trata de um ramo ainda mal trabalhado no nosso país.

Com a inteligência artificial, entretanto, o cenário que aparece é outro: são máquinas que realizam o mapeamento de informações em tempo muito menor do que o ser humano seria capaz, tornando o atendimento menos cansativo e difícil.

Segundo a Gartner, empresa americana de pesquisas, estima-se que em até 2020, 85% dos SACs serão virtuais.

Isso porque, além de garantir o aumento da velocidade do serviço, a inteligência artificial no contact center também funciona como um instrumento de personalização do atendimento, que falaremos mais adiante, garantindo a fidelização do consumidor.

 

  1. Otimização de Custos

Todos as vantagens pontuadas acima também fazem sentido quando o assunto é a saúde financeira da empresa.

A partir do momento em que uma empresa oferece um atendimento adequado, rápido e preciso, o cliente passa a sentir segurança na instituição, tornando-se um consumidor fiel àquele negócio.

Além disso, é preciso lembrar que a implementação da inteligência artificial também reduz os gastos de maneira concreta, como por exemplo, no investimento em Posição de Atendimento (PA), tornando possível a redução dos departamentos de contact center com menos demanda de computadores, headsets e outros equipamentos necessários ao ser humano.

De acordo com Braulio Medina, empreendedor da área de tecnologia, o uso da inteligência artificial reduz em até 55% os custos em contact center, além de proporcionar um retorno sobre o investimento entre 50% a 70%.

No final das contas, sua empresa tem ainda um outro benefício: consegue investir todo o tempo e dinheiro que teria passado construindo um contact center imenso e treinando pessoal em inovações e estratégias de negócio que podem levar sua instituição a outros patamares do mercado.

Todos nós sabemos que para sair na frente é preciso ter bons insights, mas também dispor de ferramentas que possam acompanhar as novas ideias e alavancar o sucesso do seu negócio, e a inteligência artificial traz essa realidade para perto do empreendedor.

 

Como evitar índices negativos para a empresa

 

  1. Atendimento 100% personalizado

É comum pensar logo de primeira que, um atendimento feito por uma inteligência artificial será um atendimento robotizado, mecanizado e de difícil entendimento ou interação, mas engana-se quem acredita fielmente nesta hipótese.

Na verdade, a inteligência artificial como dissemos, são máquinas programadas para fazerem sozinhas aquilo que foram destinadas, em questão de segundos elas podem computador dados, fazer o cruzamento dessas informações e aprontar os resultados obtidos.

Quando falamos de atendimento personalizado, não estamos falando apenas em chamar o cliente pelo nome, estamos falando de entender o cliente e suas reais necessidades através de seu comportamento.

A inteligência artificial é capaz de fazer todo o raio x do cliente conforme as informações captadas de seu comportamento, aliados às informações disponibilizadas por ele próprio.

Desta forma o atendimento pode ser feito via chat, redes sociais, e-mails e até mesmo, pelo telefone que esses sistemas são baseados em tecnologias de redes neurais.

Eles detectam todo o histórico e comportamento do cliente e elabora um atendimento direcionado, com isso, não é mais necessário definir perguntas e respostas prontas para o sistema atuar.

Elas podem ser programadas para fazer as perguntas certas e resolver o problema do cliente de forma natural, com capacidade de identificar até mesmo uma resposta dada pelo cliente de uma forma diferente da qual o sistema fora programado.

Assim, são capazes de direcionar a conversa mostrando as opções que mais se enquadram a necessidade do cliente, permitindo que o nível de satisfação dele seja crescente, pois o mesmo será conduzido até o ponto exato que precisa para sanar suas dúvidas.

Caso seja identificado pela máquina a necessidade de falar diretamente com alguém, ela saberá direcionar para o departamento correto da qual o cliente precisa de atendimento, sem aquela necessidade de o agente verificar setor por setor, nem ficar passando a ligação de um para outro.

Tudo isso é feito em poucos segundos, tornando-se muito mais prático e mais rápido que uma pessoa, principalmente na hora de computar todos os dados obtidos.

Com a inteligência artificial no contact center seu setor será totalmente automatizado para registrar cada informação fornecida pelo cliente sem a necessidade de uma pessoa digitar cada palavra ou elaborar planilhas e planilhas cruzando essas informações.

A tecnologia simplesmente fará tudo isso, garantindo que a margem de erro seja a menor possível, evitando retrabalhos e assegurando mais produtividade e precisão ao executar todos os atendimentos da qual foram programadas.

 

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Tecnologias da InHouse:

Se você ainda não se convenceu da revolução que essa tecnologia pode fazer no seu contact center, entre em contato conosco e saiba como podemos revolucionar o seu atendimento ao cliente no dia a dia.

A solução de sistema InSoft da InHouse, por exemplo, permite o registro das ocorrências recebidas ou realizadas através de sua central de relacionamento com o cliente de forma rápida e eficaz.

Além disso fornecemos ferramentas de gerenciamento de contact center que permitem avaliar diversos aspectos de seu negócio, tais como ligações, supervisão de agentes, relatórios em tempo real de desempenho de sua operação, para que possa gerir e melhorar a eficácia de seus projetos.

 

Ficou interessado? Então venha conhecer a InHouse, há mais de 30 anos ajudando empresas a serem líderes de satisfação.

+55 (011) 3584-7500

contato@inhouse.com.br

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Somos uma empresa de Contact Center e Tecnologia da Informação focada em atender seus clientes com excelente e multicanalidade. Aprenda aqui no blog as melhores práticas de atendimento.

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