Afinal, o que é marketing de relacionamento?

Muito se fala da importância que o mercado deve se ater para satisfazer e manter um relacionamento otimizado, eficiente e duradouro com sua carteira de clientes. Mas, afinal, como tornar isso possível? Respondendo de uma maneira simplificada, as ferramentas e recursos utilizados pelo mercado para este fim é o que chamamos de Marketing de Relacionamento.

Segundo Philip Kotler, um dos nomes mais respeitados no meio, Marketing de Relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo com clientes, com o objetivo de manter sua preferência e negócios a longo prazo. E como defendido por um grande número de empresários e especialistas, um bom negócio nem sempre é aquele com maior lucro, mas aquele que tem uma boa taxa de crescimento a longo prazo e que apresenta recursos sólidos para sobreviver a cenários variados, em outras palavras: aquele negócio que ganha o coração dos clientes!

Em uma das obras mais procuradas sobre o assunto, “Marketing de Relacionamento – Estratégias de fidelização e suas implicações financeiras”, Itzhak Meir Bogmann defende que “O marketing de relacionamento é essencial ao desenvolvimento da liderança no mercado, à rápida aceitação de novos produtos e serviços e à consecução da fidelidade do consumidor”.

Para entender a amplitude e importância deste cenário, vamos a algumas definições básicas: ainda segundo o Bogmann, um cliente fiel é aquele que sempre volta à organização por ocasião de uma nova compra ou transação, por estar satisfeito com o produto ou com o serviço. E fidelização é o processo pelo qual um cliente se torna fiel. Dentre os benefícios que a capacidade de fidelizar consumidores pode trazer ao seu negócio, uma das principais é conferir estabilidade à sua empresa em momentos de crise. Segundo o autor Fábio Marques, “Se o mercado estiver bem, estará melhor para você [que possui clientes fidelizados], porém, se o mercado estiver com problemas, eles serão menores para a sua organização”.

De maneira geral, práticas e ferramentas do Marketing de Relacionamento passam por toda as etapas e processos de um negócio, desde a qualidade do serviço, produto e atendimento, passando pelo relacionamento interno com colaboradores e funcionários até chegar ao cliente e se mantendo em seu atendimento também no pós-venda. E uma vez que os mercados globalizados exigem organizações adaptadas a uma nova realidade e atenção redobrada ao consumidor, estar atento à importância e manter boas práticas de Marketing de Relacionamento é também fundamental para a sobrevivência, crescimento e manutenção de qualquer negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros posts do blog
que podem te interessar...

Guia definitivo do Contact Center
Atendimento ao cliente

Guia definitivo do Contact Center

Apesar de muitas empresas hospedarem centros de atendimento apenas online, muitos clientes ainda optam por entrar em contato com o contact center, através do atendimento

Leia mais »

Este website usa cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada.
Você navegando no site, assume que está consciente de nossa política de privacidade.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Posso ajudá-lo?