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O atendimento na farmacovigilância

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Antes de tudo temos que entender o que é a farmacovigilância, para que ela serve e quais são seus objetivos. Sendo considerada uma ciência do segmento farmacêutico, monitoramento de atividades e prevenção a reações adversas, a farmacovigilância surgiu para a indústria farmacêutica preservar ainda mais a saúde e segurança dos seus consumidores.

No Brasil em 2009, o sistema de farmacovigilância foi estabelecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Assim se tornou obrigatório o SAC para a indústria farmacêutica.

Engana-se quem acredita que o serviço do SAC na indústria farmacêutica é apenas para atender as ligações dos consumidores. O SAC é responsável pela captação de todos os dados relevantes para a fabricante e para resolução de determinado caso que ocasionou a ligação do consumidor. Esses dados poderão ser utilizados para facilitar o entendimento e orientação dos pacientes.

Além disso, é de grande importância que o profissional que está realizando o atendimento seja um profissional da área da saúde, para que possam proporcionar ainda mais segurança para os consumidores.

 

 O que seria um evento adverso?

Um evento adverso é toda ocorrência não desejada que acontece com um paciente enquanto ele faz o uso do medicamento, porém que pode não ter relação com o seu uso. Porém, todos os adversos são considerados uma suspeita de reação adversa a utilização de determinado remédio.

 

O que é reação adversa?

Reação adversa é toda resposta a um medicamento que possa prejudicar a saúde do consumidor de forma intencional e consumido de forma correta, para diagnósticos, tratamentos modificações das funções fisiológicas e profilaxia.

 

Quais são os relatos que devem ser feitos?

Todas as suspeitas de reação adversa, falhas, ingestão acidental, uso incorreto, abuso, intoxicação, interação medicamentosa ou exposição durante a gestação. Também é importante relatar os casos de uso off label (uso de drogas farmacêuticas que não seguem indicações homologadas para aquele fármaco). Por conta disso é necessário notificar todos os eventos adversos, mesmo que não se tenha uma relação direta com a utilização do medicamento.

 

Como criar um relato de farmacovigilância?

Tanto os profissionais da área da saúde como os consumidores do medicamento podem realizar um relato de evento adverso. Para os consumidores basta entrar no site do fornecedor e procurar pelo formulário de notificação de evento adverso ou entrar em contato com os canais de comunicação do Serviço de Atendimento ao Consumidor. Para os profissionais da saúde, é necessário realizar um login em uma página especifica para realizar o relato, porém é um formulário mais longo e quando mais informações inseridas melhor será para a análise do relato.

 

Quais são as vantagens da farmacovigilância?

Existem diversas vantagens para as indústrias e para os consumidores em relação a farmacovigilância. No início quando a lei foi implantada, muitos olharam com maus olhos, pois se torna obrigatório o investimento em um novo departamento nas empresas farmacêuticas.

Quando a empresa possui um SAC bem estruturado ele pode se tornar uma excelente ferramenta de captação de informações ricas sobre os seus clientes, auxiliando não só na prevenção e acompanhamento dos seus pacientes, mas também fornecendo informações importantes para serem utilizadas em suas respectivas estratégias de mercado.

Para o paciente as vantagens da farmacovigilância partem do seu acompanhamento personalizado com um suporte de um profissional especializado.

Dessa forma é de grande importância que o profissional que irá realizar o atendimento seja um farmacêutico, que possa prestar todo o suporte ao paciente com uma comunicação e linguagem adequada, possibilitando uma melhor adesão ao tratamento.

 

Atendimento terceirizado ou interno para Farmacovigilância?

O serviço de atendimento pode ser realizado tanto terceirizado quanto interno, isso fica a critério da farmacêutica. A melhor opção pode variar de acordo com a realidade da empresa farmacêutica, porém é obrigatório possuir um serviço de atendimento ao cliente.

 

SAC interno:

– É possível atender pequenas demandas;

– Obter informações sobre a empresa de forma mais aproximada;

– Quando assunto exige um conhecimento muito técnico que somente um especialista pode resolver.

Porém:

– Gera alto custo para manter toda a infraestrutura, especialistas em atendimento ao cliente, gestores e líderes.

– É preciso obter tecnologias modernas, espaço para maquinário e estações de trabalho.

– Expertise necessária para manter o funcionamento de tudo corretamente, com manutenção periódicas e lidar com a rotatividade dos colaboradores.

 

SAC terceirizado:

– Pode parecer que a distância entre a empresa e os processos seja um empecilho;

– Quando o assunto é muito específico sobre algum produto ou serviço pode não ser possível do atendimento ser realizado pela contratante com tanta clareza;

– Dificuldade para acompanhar os trabalhos que estão sendo executados em tempo real.

Porém:

– Não demanda espaço, mão de obra e custos de manutenção;

– Não é necessário remanejar colaboradores de outras atividades;

– A contratante possui gestores e agentes especializados em atendimento ao cliente, com treinamento e experiência;

– Filtra e lida com os problemas que possam surgir levando até você só o que realmente importa;

– Conta com especialistas que possuem expertise em vendas e estratégias de telemarketing campeãs para aumentar as vendas do seu negócio!

 

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Site: https://www.inhouse.com.br/

Telefone: 11 3584 7500

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