13 dicas de como melhorar o atendimento no e-commerce

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O atendimento ao cliente deve ser o centro de sua estratégia de negócios no e-commerce, porque, ao fornecer uma excelente experiência ao cliente, o resultado será clientes satisfeitos.

Todo cliente sabe que pode compartilhar avaliações em uma variedade de plataformas digitais diferentes. Com um simples tweet, atualização de status ou postagem no blog, eles podem alcançar milhares de pessoas imediatamente.

E uma simples postagem negativa de um cliente insatisfeito, oferece o risco de arruinar a imagem de sua marca. Com isso em mente, é vital que você forneça o melhor atendimento possível.

A seguir listamos 13 práticas essenciais que você deve considerar ao criar um serviço incrível para atender clientes em sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

1. Desenvolva uma estratégia multicanal

Uma estratégia multicanal combina diferentes canais promocionais e de distribuição, posicionando você para alcançar, conectar e construir relacionamento com seus clientes. Uma estratégia multicanal eficaz é geralmente otimizada para resultados – esse é o objetivo final.

Atualmente, há uma competição acirrada no comércio eletrônico em todo o mundo; portanto, quando as marcas não conseguem determinar o melhor canal a ser usado para atendimento ao cliente, elas sofrem.

No entanto, se você deseja fornecer atendimento ao cliente de alto nível, não pode contar com apenas um canal. Seus clientes estão no Facebook, WhatsApp, chat online? Eles preferem ser atendidos por e-mail ou telefonemas?

O desenvolvimento de uma estratégia multicanal significa que você pode estar onde quer que seus clientes precisem que você esteja. O objetivo é levar o serviço diretamente para seus clientes – eles não deveriam ter que vir e pedir por ele. Dê-lhes uma vida mais fácil removendo a dor de esperar dias por uma resposta.

Ao estabelecer esses canais de atendimento ao cliente, certifique-se de informá-lo sobre as suas opções disponíveis. Mas, o mais importante, ofereça atendimento de qualidade ao cliente em todos os canais que oferecer.

2. Disponibilize chat online

Os aplicativos de chat online garantem um meio rápido de comunicação com os representantes de atendimento ao cliente, sendo uma forma eficiente de resolver os problemas dos clientes.

Existem muitos motivos pelos quais você pode se beneficiar ao oferecer um serviço de chat em seu e-commerce. Não menos importante, o fato de que os clientes adoram. 

Os clientes podem decidir sair do seu site se enfrentarem desafios ao tentar comprar, mas através do chat, eles podem entrar em contato rapidamente para resolvê-los. 

Ele também fornece um ponto de contato perfeito para dúvidas sobre garantia do produto, política de devolução e processo de pagamento.

Se você já oferece bate-papo online em seu site de comércio eletrônico, verifique seu histórico periodicamente para analisar a eficácia de suas conversas com os clientes.

3. Ofereça atendimento proativo ao cliente

Excelentes práticas de atendimento criam relacionamentos positivos. Para oferecer um atendimento excepcional ao cliente, adote uma  abordagem proativa, lidando com problemas potenciais antes que eles surjam.

 Quando as empresas de comércio eletrônico operam dessa forma, elas são vistas como parceiras, e não como organizações abstratas.

Uma seção de FAQs, incluindo respostas para todas as perguntas mais comuns, oferece aos clientes o acesso a soluções instantâneas sem a necessidade de entrar em contato com o suporte ao cliente. 

No entanto, ainda é importante exibir as informações de contato com clareza, para que os clientes possam entrar em contato com você facilmente se não puderem resolver o problema sozinhos.

4. Personalize suas campanhas de e-mail

Geralmente, os e-mails sem personalização são ignorados pelos leitores, já que não se dirigem diretamente ao cliente – talvez até pense que é um erro ou simplesmente não tem nada a ver com ele. 

Uma mensagem personalizada com o nome do seu cliente, por outro lado, faz com que ele se sinta reconhecido e aumenta as taxas de abertura de e-mail.

5. Monitore o estoque

Prever suas necessidades de estoque com antecedência ajuda a atender às demandas dos clientes no prazo.

  • Calcule seu ponto de novo pedido – quanto pedir e quando.

Pedir quantidades em excesso resultará no custo do estoque, enquanto pedir menos resultará em uma necessidade maior de reabastecer o estoque.

Os cálculos a seguir mostram o número exato de itens que você precisa pedir em um determinado momento.

Se você sabe que precisa fazer um novo pedido, pode planejar suas compras com antecedência e garantir que tenha a quantidade certa de estoque no momento adequado.

Cálculo de Ponto de Reordenar 

Ponto de novo pedido = (Lead Time + Estoque de Nível de Segurança + Estoque Básico) * Vendas Unitárias

TEMPO DE EXECUÇÃO: O número de dias entre a emissão de um pedido de compra e o recebimento do (s) produto (s).

NÍVEL DE SEGURANÇA DE ESTOQUE: O número de dias de inventário que você mantém em caso de emergência.

ESTOQUE BÁSICO: O número de dias de inventário que você normalmente mantém em mãos.

VENDAS DE UNIDADE POR DIA: O número médio de produtos que você vende a cada dia.

Cálculo de Estoque de Nível de Segurança

Estoque de nível de segurança = (consumo máximo diário * tempo máximo de aquisição em dias) – (consumo médio diário * tempo médio de aquisição em dias)

6. Otimize e automatize o atendimento de pedidos online

Se ainda não o fez, é hora de mudar de um sistema de atendimento de pedidos manual para um automatizado. Os sistemas de atendimento manual de pedidos são lentos, ineficientes e sujeitos a erros humanos. 

Usar um sistema automatizado para lidar com todo o processo do início ao fim vai economizar tempo, melhorar sua produtividade e aumentar a satisfação do cliente.

7. Encontre as lacunas em seu processo de gerenciamento de pedidos

Este é um problema comum na indústria de comércio eletrônico. Quando partes do sistema que gerencia os pedidos não são alinhadas de maneira eficaz, podem surgir problemas e muitas imprecisões.

Ganhar visibilidade no processo de atendimento do pedido é o aspecto mais importante de um modelo de entrega bem-sucedido. Se o processo de atendimento não for simplificado, as empresas acabam enviando o pedido errado ou os clientes perdem totalmente a entrega.

A automação ajuda a evitar esse problema, pois elimina o erro humano que costuma ser a causa desse tipo de falha de comunicação.

8. Venda sua marca através de histórias

Comece a contar a história de sua marca de uma forma que ressoe com seus clientes, deixando-os realmente com vontade de comprar.

Os clientes não gostam de se sentirem pressionados, mas envolvê-los com as informações que procuram, e que sejam consistentes com a sua marca, irá mantê-la fresca na mente, transformando-os em defensores da marca.

O marketing de conteúdo possibilita que você gere valor para seus clientes e os incentive a comprar o seu serviço ou produto

9. Conecte-se e interaja com clientes móveis

Seus clientes são experientes em dispositivos móveis, então você também deve ser. Certifique-se de que o seu processador de pagamentos aceita pagamentos em dispositivos móveis.

Alguns sites de comércio eletrônico não oferecem opções de pagamento para usuários móveis, mas essa é uma maneira infalível de perder vendas. Nenhum cliente quer escolher o que deseja comprar, apenas para descobrir que não pode finalizar a compra.

Fornecer um sistema de pagamento móvel seguro para seus clientes faz todo o sentido. Se negligenciar os clientes móveis, colocará a sua conta em risco.

10. Ofereça suporte ao telefone e 24 horas por dia

Em algumas situações, os clientes preferem falar com um representante pelo telefone. Se possível, desenvolva recursos de suporte telefônico 24 horas por dia para atender a essas necessidades e manter os clientes envolvidos. Uma ótima solução são os atendimentos inteligentes realizados por bot.

Também existem as caixas postais para receber mensagens de voz quando você não estiver online. No entanto, o diferencial é oferecer um serviço de atendimento operante humanizado, assim você dará aos seus clientes a chance de se comunicarem com uma pessoa real sempre que desejarem.

O toque humano tem um impacto real. Invista neste nível de suporte e observe seu atendimento no comércio eletrônico inspirar os clientes e impulsionar mais vendas.

11. Use software de atendimento ao cliente

Quando a consulta de um cliente se espalha por vários representantes, pode ser frustrante. Há um perigo real de que os clientes não obtenham as respostas adequadas às suas perguntas. Não é justo forçar seus clientes a explicar seus problemas repetidamente.

Usar o software de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) ajuda a agilizar o processo – a forma mais popular de resolver problemas é por meio de tickets: tudo faz parte do nosso CRM.

12. Meça a satisfação do cliente

Medir a satisfação do cliente é importante porque é o parâmetro mais relevante para melhorar o atendimento e a estratégia de marketing.

Se estiver usando um software de CRM, você pode pedir aos clientes que respondam a pesquisas após cada sessão de suporte, registrando como eles se sentem sobre o serviço que receberam. Você pode até enviar um e-mail de acompanhamento pedindo-lhes que compartilhem suas experiências ou que escrevam uma breve avaliação, que você pode acrescentar no seu site ou nas redes sociais.

É simples, mas esse tipo de feedback é extremamente eficaz, fornecendo insights inestimáveis ​​sobre o que você está fazendo bem e o que poderia fazer melhor.

13. Apresente o histórico de faturamento

Os clientes desejam acessar suas faturas, seu histórico de compras, todas as transações e consultas que fizeram. Eles devem ser capazes de ver tudo isso em seus painéis. Certifique-se de que tudo está disponível e pode ser facilmente acessado.

Se, por algum motivo, eles não conseguirem acessar esses dados em algum momento, informe os motivos para que não fiquem excessivamente preocupados.

A última palavra

Se você deseja expandir seu negócio de comércio eletrônico, ofereça aos clientes uma experiência incomparável!

Com planejamento e estratégia adequados e com a implementação de algumas das ideias detalhadas neste artigo, seu negócio de comércio eletrônico pode ser um sucesso.

 

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